O 14º GB (Grupamento de Bombeiros) de Presidente Prudente registrou 1.161 acidentes com vítimas na cidade, entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016. Foram 130 ocorrências a menos do que as atendidas no mesmo período do ano anterior, o que representa uma redução de 10%. O período analisado compara os dados de ocorrências atendidas pelos bombeiros a partir da implantação dos radares, que funcionam como controladores eletrônicos de velocidade no perímetro urbano de Prudente.
No Necrim (Núcleo Especial Criminal), da Polícia Civil, onde são realizadas as audiências de conciliação referentes a acidentes de trânsito com vítimas, também foi registrada uma redução no número de acidentes a partir da implantação dos radares na cidade. A média mensal de setembro de 2015 a março de 2016 foi de 93 acidentes por mês, enquanto de janeiro a agosto de 2015, a média de ocorrências analisadas pelo órgão foi de 106 mensais, o que representa uma redução de 7,4%, nos casos relacionados ao Código de Trânsito Brasileiro, atendidos pelo Necrim.
"É uma redução bem razoável e o mais importante é que quase não chegam mais ocorrências de acidentes relacionadas ao excesso de velocidade. Mas o número poderia ser ainda menor, não por conta do radar, mas do comportamento do motorista", relata o delegado responsável pelo Necrim, Wagner Silva Negre. "Muitos motoristas passaram a usar outras vias para escapar dos radares, o que aumenta o risco de acidentes nelas", acrescenta.
Comportamento de risco
Para Negre, o radar contribui para a redução da velocidade nas vias principais de Prudente, mas não é capaz, sozinho, de fazer com que os motoristas adotem um comportamento seguro no trânsito. "Falta a percepção de risco, ainda mais entre os motociclistas", revela o delegado, destacando que cerca de metade das ocorrências atendidas pelo Necrim envolvem motocicletas.
"Os motoristas, tanto de motos quanto de carros, tendem a ver o que está a sua frente e, assim, um cuida da retaguarda do outro. Por isso é tão importante, por exemplo, sinalizar com antecedência antes de fazer uma conversão, ter muito cuidado com os pontos cegos, principalmente antes de entrar em uma via onde o motorista não tem a preferencial, movimentando a cabeça para ter outros ângulos de visão e antecipar o movimento dos outros veículos antes de fazer uma manobra", detalha Negre, que acompanha diariamente as explicações e as razões que geram os acidentes de trânsito em Prudente.
"O que você poderia ter feito para evitar o acidente?". Essa é a pergunta feita pelo delegado aos envolvidos e serve como reflexão para todos os motoristas que, independentemente de estarem "certos" ou "errados", desejam evitar o envolvimento em acidentes. "Eu defendo, inclusive, a ampliação das vias fiscalizadas pelo radar", expõe Negre.
SAIBA MAIS
MAIS RADARES
Como noticiado no fim de fevereiro por
O Imparcial, com 28 dispositivos em atividade desde meados de setembro do ano passado, a Prefeitura já estuda expandir a quantidade de controladores eletrônicos de velocidade nas ruas e avenidas de Prudente. Instalados nas principais vais da área central do município, os radares poderão ganhar também os bairros, assim como vias mais afastadas, como a Avenida Joaquim Constantino, que margeia a Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
OCORRÊNCIAS COM VÍTIMAS
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2014/2015 |
2015/2016 |
Setembro |
247
|
215
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Outubro |
263
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179
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Novembro |
204
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205
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Dezembro |
218
|
209
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Janeiro |
161
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176
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Fevereiro |
198
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177
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1291
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1161
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Fonte: Corpo de Bombeiros