O fim de ano e as festas comemorativas acarretam em aumento nos resíduos que são descartados pela população de Presidente Prudente. Segundo a presidente da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente), Maria Aparecida Assis Silva, após o Natal, cerca de 20% a mais de lixo foi recolhido na cidade e a previsão é de que a marca atingida continue até o ano-novo. Dos resíduos descartados, 40% deles não são recicláveis e a responsável alerta a população para que os materiais passíveis de reciclagem sejam separados dos demais. A reportagem tentou entrar em contato com a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) para verificar o cenário constatado pelos coletores da empresa, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
“Nesta época do ano, a tendência é sempre aumentar o descarte dos resíduos, situação que é positiva para a cooperativa, visando os lucros para melhor atendimento à população. Do que é recolhido para reciclagem, o papelão é o que mais se destaca”, explica Maria Aparecida. “O problema é que muitas pessoas não separam os resíduos comuns dos resíduos recicláveis, e isso acaba dificultando nosso trabalho, pois a separação destes objetos demanda muito tempo”, acrescenta.
A cooperada deixa o alerta: “É importante que todos tenham consciência do descarte correto, pois desta forma conseguimos realizar um trabalho mais intensificado de reciclagem. Nos recolhimentos que fizemos após o Natal, muitas pessoas descartaram fraldas, lixo de banheiro, restos de comida e até madeira foi encontrada na separação. Por isso, alertamos e pedimos a colaboração de toda a população, principalmente após o ano-novo”, ressalta.
Reciclagem
Conforme Maria Aparecida, a reciclagem é um processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físicos, físico-químico ou biológico, para que, desta forma, ele se torne novamente matéria-prima ou produto, englobando os três “Rs”: reciclagem, reutilização e redução.
“O foco é reprocessar um item, utilizá-lo para uma nova função e reduzir o consumo de determinados produtos, contribuindo assim com o meio ambiente, por meio da diminuição do acúmulo de lixo. Desde que o mundo é mundo, o lixo existe. Conforme a civilização, o descarte aumentou com a mesma proporção e, com estas medidas, vemos o resultado destes processos em nosso cotidiano”, conta a presidente da cooperativa.
MATERIAIS RECICLÁVEIS
Plástico
Copos;
Sacos/sacolas;
Frascos de produtos;
Tampas;
Potes;
Canos e tubos de PVC;
Embalagens pet.
Metais
Tampinhas de garrafa;
Latas;
Panelas sem cabo;
Ferragens;
Arames;
Chapas;
Canos;
Pregos;
Parafusos;
Ferramentas.
Papel
Jornais e revistas;
Listas telefônicas;
Papel sulfite;
Papel de fax;
Folhas de caderno;
Caixas em geral;
Aparas de papel;
Fotocópias;
Envelopes;
Cartazes.
Vidro
Garrafas;
Potes de conserva;
Embalagens;
Frascos de remédios vazios;
Copos;
Cacos dos produtos citados;
Para-brisas.
Fonte: Cooperlix