Após dois anos, Festival de Pipas será realizado em 18 de setembro 

35ª edição do tradicional evento, que leva o nome do patrono Raul Albieri, integra programação do aniversário de 105 anos de Prudente, e ocorrerá no Balneário da Amizade

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 28/08/2022
Horário 07:15
Foto: Cedida

Após dois anos de pausa por conta da pandemia de Covid-19, o tradicional Festival de Pipas Raul Albieri volta a ser realizado em Presidente Prudente. A 35ª edição do evento, organizado pelo jornal O Imparcial e Setur (Secretaria Municipal de Turismo), ocorrerá no dia 18 de setembro, a partir das 9h, no Balneário da Amizade e integra a programação do aniversário de 105 anos de Prudente. O tema neste ano será em alusão à Copa do Mundo, que terá início em novembro, no Catar.  
De acordo com a gerente administrativa de O Imparcial, Vânia Nilva, a menor e a maior pipa, a pipa mais criativa em relação ao tema, e, também, a pipa destaque especial que engloba mais de um dos quesitos citados anteriormente serão premiadas por meio da seleção de uma comissão julgadora. Ela também destaca a expectativa para o festival. “Infelizmente, nós tivemos que interromper o festival por conta da pandemia e agora a gente está retomando. Estamos com uma expectativa muito boa”, relata Vânia. “Depois de muito tempo o pessoal dentro de casa e as crianças também sem lazer, acho que agora é hora dos pais estarem incentivando e levando as crianças no evento deste ano”, completa. 

“DEPOIS DE MUITO TEMPO O PESSOAL DENTRO DE CASA E AS CRIANÇAS TAMBÉM SEM LAZER, ACHO QUE AGORA É HORA DOS PAIS ESTAREM INCENTIVANDO E LEVANDO AS CRIANÇAS NO EVENTO DESTE ANO”
Vânia Nilva

As inscrições ainda não estão abertas, no entanto, a gerente administrativade O Imparcial indica que, diferentemente de anos anteriores, os cadastros terão que ser feitos de maneira antecipada. “Ainda aguardamos a Prefeitura para saber se as inscrições serão online ou não, mas, sim, tem que fazer a inscrição antecipadamente”, pontua. 

Realizado desde 1981

Leitor assíduo deste periódico e filho de Raul Albieri - o qual o evento de pipas leva o nome -  João Carlos Albieri conta que a primeira edição do festival aconteceu, de maneira simples, em 1981, no Parque do Povo e foi idealizada por Adelmo Santos Reis Vanalli, Deodato da Silva e Mario Peretti, diretores de O Imparcial à época. “O evento iniciou sem grandes pretensões. O objetivo era de resgatar a cultura de soltar pipas, no sentido de estreitar laços familiares, reunindo pais, filhos, netos e avós sem quaisquer impedimentos de etnia, religião ou política”. 
Segundo João Carlos, seu pai Raul era figurinha carimbada nas primeiras edições do festival e sentia-se como uma criança enquanto empinava pipa. “Era presença marcante nos festivais. Uma figura bonita que deixou saudades”, relembra. Após sua morte em 1985, a diretoria de O Imparcial decidiu homenageá-lo a partir da sexta edição do Festival de Pipas que passou a levar o nome de Raul Albieri. “Foi e continua sendo pai-avô de milhares de pessoas que fazem o sucesso dos festivais de pipas que leva o seu nome”, conta João Carlos.  

Secom

Em 2017, 32º Festival de Pipas Raul Albieri realizado no campo de futebol da FCT/Unesp

Cedida/João Carlos Albieri

Raul Albieri durante a 2ª edição do Festival de Pipas, em 1982

Publicidade

Veja também