Três representantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil da região de Presidente Prudente concluíram nesta sexta-feira o Curso de Especialização de Gestores de Proteção e Defesa Civil, realizado pelo governo estadual, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, desde o dia 16. Sendo assim, agora o oeste paulista conta com três especialistas em proteção e gestão de defesa civil, cujos desempenhos são essenciais para proteção de vidas, patrimônios e do meio ambiente.
São eles, o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil e comandante do 1º SGB (Subgrupamento) do Corpo de Bombeiros, capitão Erlon Augusto Pavesi; o coordenador regional adjunto e municipal de Proteção e Defesa Civil de Prudente, Renato Gouvea de Jesus; e o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Indiana, Diego Junior Madia.
“Estamos preparados para atuar de forma eficaz nas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, o que possibilita excelentes resultados na gestão de risco e no gerenciamento dos desastres, mitigando os danos e salvando vidas”, promove Renato. “Em suma, a atuação dos especialistas é fundamental para garantir a segurança pública e mitigar os danos causados principalmente pelas mudanças climáticas severas que estão ocorrendo com mais frequência em nosso país, promovendo uma sociedade mais resiliente e preparada”, complementa.
Como noticiado neste diário, com carga horária presencial de 80 horas/aula, a capacitação proporcionou aos participantes diversas atividades com o objetivo de habilitá-los para o gerenciamento e administração dos recursos de proteção e defesa civil, no âmbito de suas atribuições, nas situações de normalidade, bem como diante de desastres e catástrofes. Foram duas semanas de estudos e trabalhos, com instruções teóricas e práticas, que compreenderam atividades de vistoria de campo e simulação de situações reais em ocorrências, com o intuito de otimizar o processo de aprendizagem.
Além dos especialistas da região de Prudente, participaram do curso integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e coordenadorias de Proteção e Defesa Civil de municípios paulistas, bem como dos estados da Bahia, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.