A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) divulgou nesta segunda-feira que, por meio de seu monitoramento em decorrência do ataque cibernético do qual foi vítima, tomou conhecimento na sexta-feira de publicações que “apresentaram uma quantidade inexpressiva de dados pessoais não sensíveis compatíveis com suas bases”. Pontua a companhia que, preventivamente, notificou na mesma data a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), embora as informações obtidas até então não permitissem concluir que se tratava de um cenário de notificação obrigatória.
“A Sabesp contratou assessores externos com experiência em situações desta natureza para investigar o ataque cibernético, suas causas, extensão e potenciais responsáveis”, informa a companhia. Como noticiado neste diário, no dia 22 de outubro, a empresa confirmou ter sido vítima de um ataque cibernético, que provocou instabilidade em sua rede digital. A reportagem deste diário constatou, na data, que os canais de atendimento online tinham sido afetados em Presidente Prudente.
Em nota, nesta segunda-feira, a companhia declarou que reafirma seu compromisso com a transparência e a segurança das informações de seus clientes e anunciou que continuará a manter o público informado sobre quaisquer desdobramentos relevantes.
“Importante destacar que as operações de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto não foram afetadas pelo ataque cibernético. Os canais de atendimento ao cliente foram normalizados, estando disponíveis por meio da central telefônica 0800 055 0195, da Agência Virtual (agenciavirtual.sabesp.com.br/), do WhatsApp (11 3388-8000), do chatbot (sabesp-chat.sabesp.com.br) e nas agências físicas, mediante agendamento”, ressalta a companhia.