Com o objetivo de garantir vaga no Campeonato Estadual do Interior, em Presidente Prudente, no dia 24 deste mês, judocas das categorias sub-9, sub-15, sub-18 e adulto, da divisão aspirante, participam hoje, a partir das 9h30, no ginásio da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), do Regional de Judô.
Cerca 120 atletas de Assis, Martinópolis, Paraguaçu Paulista, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Santo Anastácio e Rancharia são esperados. Na mesma ocasião será disputada a 3ª edição do Torneio Amistoso. Este, além das categorias do Regional, vai abranger judocas sub-11 e sub-13. Os dois eventos são organizadores pela 13ª Delegacia da Alta Sorocabana da FPJ (Federação Paulista da modalidade).
Segundo André Gustavo Costa Gonçalves, delegado regional, o regional vai contar com judocas de alto nível e que buscam classificação para o Estadual do Interior. "Os quatro primeiros colocados de cada categoria vão garantir a vaga", pontua. De acordo com ele, judocas de Assis, Martinópolis, Rancharia, Paraguaçu Paulista, Prudente, Venceslau e de Santo Anastácio vão participar do Regional na Apea.
Torneio amistoso
Para proporcionar mais opções para os praticantes da arte marcial, a Delegacia da Alta Sorocabana promove em paralelo ao Regional o Torneio Amistoso.
Gonçalves explica que o evento visa abrir espaço para os judocas das categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub 18 e adulto que não disputam os regionais e estaduais. "É uma opção a mais para que todos os atletas possam participar de um campeonato", salienta.
Para o professor Nelson Morimoto, da Associação de Judô Nelson Morimoto, de Prudente, as duas competições devem reunir atletas experiências, com nível técnico elevado, além de ser uma oportunidade para que os mais novos possam fazer suas estreias em torneios.
Morimoto revela que levará 36 judocas, sendo quatro no regional e 32 no amistoso. "Na competição oficial, os lutadores Arthur Gasparim e Arthur Minelli de Moura, vão atuar no sub-9. Já Guilherme Nanci e Joilson Oliveira vão disputar as lutas no adulto", salienta. O professor afirma que os quatro estão bem preparados e que desde o início do ano intensificaram os treinamentos. "Acredito que todos vão se classificar", atenta.
Além das lutas, Morimoto acredita que o evento seja uma oportunidade de lazer e diversão. "Vai ser um ambiente de troca de experiências, informações e aprendizado. Mas também uma chance de conversar, interagir, de se divertir e fazer novas amizades", finaliza.