Anúncio da desistência de Jogos Abertos deixa entender insensibilidade do Estado

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 31/05/2024
Horário 04:30

FALTA DE SENSIBILIDADE
É possível que os Jogos Abertos do Interior estejam sendo tratados este ano com insensibilidade pelo governo do Estado, considerando a nota em que a administração municipal de Prudente anuncia a desistência de sediar a 86ª edição. 

SEM ALTERNATIVA
A nota diz que não houve autorização para disponibilização das escolas estaduais (são 26 em Prudente) no mês pretendido, que é setembro, e ofereceu como sugestão que os jogos fossem realizados em dezembro, sem deixar qualquer outra alternativa.

NO APAGAR DA LUZES
Na condição de dezembro ser mês de fechamento do ano fiscal e com muitos servidores municipais de férias, ainda de acordo com a nota, não há possibilidade de Prudente ser sede dos jogos. 

COM ALTERNATIVA
Praticamente ao mesmo tempo em que a assessoria do prefeito Ed Thomas (MDB) anunciava a desistência, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), anunciava os jogos para novembro, na tarde de quarta-feira.
 
NÃO ERA DE AGORA
Então, o que depreende é que a decisão estava tomada por algum tempo. No ano passado, os jogos foram em Rio Preto, a cidade natal da secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis. 

NOVO FORMATO
No que foi noticiado por lá, diante do conflito do calendário escolar, a previsão é de que os jogos ocorram na 2ª quinzena de novembro. Para que isso aconteça, será adotado novo formato de alojamento, ainda não revelado.

MÊS HISTÓRICO
Historicamente, os jogos acontecem em outubro. Foi assim no ano passado, de 2 a 14 de outubro, quando Rio Preto recebeu 9.111 visitantes, dos quais 7.003 atletas, que competiram em 1.095 equipes, e dirigentes, pessoal de apoio e arbitragem.  

CALENDÁRIO OFICIAL 
O que não dá para entender é que os jogos estão no calendário do Estado e a exceção de longo período de greve de professores, que encurtaram o ano letivo, não havia conflito de calendário. Foi assim em Prudente, nas edições de outubro de 1980 e 1992.

MAIOR DA AMÉRICA
Os jogos sempre foram tratados em sua condição plena, absoluta e insofismável de maior competição poliesportiva da América Latina. O time do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve saber disso, por contar com pessoas de boa formação.

SEM PAIXÃO 
Nessa reflexão nem se leva consideração a questão de cidade sede dos jogos este ano, até em razão de que não se sabe as plenas condições de Prudente em manutenção das praças esportivas e outros investimentos.

POUCO TEMPO
Além do que, desde o final de 2023 a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes) é comandada por secretário emprestado da Comunicação, com jornada de meio período em cada secretaria. Não se discute a sua capacidade, mas o pouco tempo.

BREVE HISTÓRICO
O prefeito Edinho, que de última hora abraça os jogos, ocupa o cargo pela quarta vez com duas reeleições. Advogado e professor, foi deputado estadual três vezes e federal quatro. Ocupou outros cargos de gestão pública, incluindo o de ministro de Portos.

Publicidade

Veja também