Anunciada para iniciar em março, remodelação do aeroporto de Prudente segue pendente

Investimento de R$ 20 milhões anunciado há meses ainda não se materializou; concessionária afirma que projeto de expansão será divulgado nas próximas semanas

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 28/03/2025
Horário 04:00
Foto: Arquivo/Maurício Delfim Fotografia
Obras no terminal do Aeroporto de Prudente ainda não tiveram início
Obras no terminal do Aeroporto de Prudente ainda não tiveram início

Anunciada para ter início em março deste ano pelo CEO da ASP (Aeroportos Paulistas), Dario Rais Lopes, durante uma reunião em janeiro na Prefeitura de Presidente Prudente, a tão aguardada remodelação do Aeroporto Estadual Adhemar de Barros de Presidente Prudente ainda não “decolou”. A reportagem de O Imparcial foi ao local nesta terça-feira para conferir o cenário. De fato, é possível verificar que não há maquinários ou obras sendo realizadas no terminal. Sobre a situação, a ASP informa que “a divulgação do projeto de ampliação e modernização do empreendimento está prevista para ocorrer nas próximas semanas”.

Recentemente, um leitor encaminhou um e-mail ao jornal O Imparcial manifestando sua preocupação com o aparente atraso nas obras. “Aqui mesmo, no jornal O Imparcial, li há meses que o responsável da ASP anunciou que a reforma começaria em março de 2025, mas, já estamos no fim do mês, e mais ninguém fala sobre as referidas obras”, expôs o leitor.

A notícia ao que o leitor se refere foi veiculada no site desta tribuna regional no dia 14 de janeiro. Na ocasião, foi informado que o investimento no aeroporto de Prudente deveria chegar a R$ 20 milhões, entre expansão do terminal, reurbanização e operacionalização para os próximos dois anos, com o primeiro estágio sendo a expansão do terminal, que teria início em março deste ano, conforme projetou a ASP. 

“Divulgação do projeto ocorrerá em breve”

Em resposta à solicitação da reportagem, a ASP – Aeroportos Paulistas, concessionária responsável pelo aeroporto desde 2022, divulgou seu posicionamento a respeito do suposto atraso. 

Segundo a empresa, “a divulgação do projeto de ampliação e modernização do empreendimento está previsto para ocorrer nas próximas semanas. O cronograma de execução será anunciado oportunamente, considerando o andamento das tratativas documentais e burocráticas. A ASP reforça seu compromisso com o avanço da mobilidade aérea da região, promovendo desenvolvimento e mais oportunidade de negócios para todos”. 

Prefeitura e UEPP também se posicionam

Por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), a Prefeitura de Presidente Prudente informou, por sua vez, “que, no que se refere à administração municipal, todos os procedimentos necessários para a reforma estão devidamente encaminhados”. Todavia, a Prefeitura pontuou que o “andamento da obra agora depende de trâmites que cabem à empresa responsável, em conjunto com os órgãos regulamentadores”.

Em seu turno, a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), em nota, disse que tem acompanhado de perto o processo de ampliação do Aeroporto Estadual Adhemar de Barros. 

“Em reunião com o diretor superintendente da Artesp [Agência de Transporte do Estado de São Paulo], André Isper, em janeiro deste ano, o objetivo foi entender se a ASP já havia formalizado junto ao órgão [Artesp] e como será o acompanhamento da execução das obras, que foram divulgadas pela ASP para iniciar em março de 2025. A UEPP tem sido incansável na busca por melhorias no aeroporto, com o apoio fundamental do deputado estadual Mauro Bragato [PSDB]. Acreditamos na seriedade e no compromisso da concessionária ASP em cumprir o cronograma declarado junto à Prefeitura no início deste ano e garantir a modernização do terminal, o que é essencial para o desenvolvimento e a mobilidade da região. Continuaremos monitorando de perto o início e andamento das obras e mantendo um diálogo constante com todos os envolvidos para assegurar que os prazos sejam cumpridos e a transparência seja garantida”, disse Marcos Nomura, presidente da UEPP.

Leia mais:

Abav-SP/Aviesp reforça cobrança por obras de ampliação do aeroporto de Prudente

Reforma do aeroporto de Prudente terá início em março, anuncia concessionária

Publicidade

Veja também