O médico neurocirurgião Antonio Luiz da Costa Sobrinho faleceu nesta terça-feira (18), aos 87 anos de idade. Mineiro de Uberaba, nascido em 1936, fez a Faculdade de Medicina na UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), onde durante toda a sua formação acompanhou e auxiliou o Prof. Dr. Francisco Mauro Guerra Terra, membro fundador e patrono da Cadeira XIII da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Por orientação deste, que lhe disse “já haver lhe ensinado tudo o que podia”, foi para Brasília, completar a sua formação como médico neurocirurgião, realizando o internato e posteriormente a Residência Médica de Neurocirurgia no Hospital de Base.
Lá foi aluno brilhante, chegando a ser convidado pelo Dr. Paulo de Andrade Mello, quando este assumiu a chefia daquele serviço, para permanecer como professor assistente. Ele, porém, seguiu o seu destino, e foi desbravar o oeste paulista, onde foi o pioneiro da Neurocirurgia, se fixando em Presidente Prudente, em 1970, numa época em que a cidade estava em franca expansão e sua posição geográfica a fazia polo de influência sobre toda a região oeste do Estado de São Paulo, norte do Paraná e sudeste do Mato Grosso do Sul.
Lá fundou, em janeiro de 1970, o Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. Até então, quando necessitavam de tratamento neurocirúrgico, os pacientes da região tinham que se dirigir a São Paulo, a 600 km, e nos casos de emergência eram tratados por médicos generalistas ou por outras especialidades.
Os hospitais não possuíam material cirúrgico ou meios diagnósticos específicos, mas, mesmo assim, o Dr. Antonio Luiz foi em frente, comprando todo o material cirúrgico e os equipamentos diagnósticos mais modernos da época para realizar angiografias cerebrais e a pneumoencefalografias.
Pouco tempo depois, apoiou a fundação da primeira Unidade de Terapia Intensiva da região, na mesma instituição. Seguindo com seu espírito inovador, em 1971, Dr. Antonio Luiz da Costa participou da fundação da Unimed , e em 1982 participa da fundação da Associação de Pesquisa em Neoplasias de Presidente Prudente, com aquisição da primeira tomografia computadorizada da cidade, quarta do interior do Estado, em uma época em que muitas capitais ainda não dispunham daquele tipo de recurso.
Atendeu e realizou milhares de cirurgias, grande parte delas por caridade, apenas pela satisfação em ajudar o próximo. Muito estudioso, sempre procurou manter-se cientificamente atualizado, estudando e participando de cursos e congressos no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Dedicou-se com todo empenho, carinho e atenção, demonstrando seu amor ao próximo para com cada um dos pacientes que o procuravam, fosse rico ou pobre.
Trabalhou enquanto a saúde lhe permitiu, aposentando-se somente aos 80 anos de idade, e pôde inspirar muitos a seguir os seus passos.
Ele era membro da ABNc desde sua fundação e tem dois filhos, também neurocirurgiões, que são membros da ABNc, Marcos Perocco Luiz da Costa, e Marcelo Perocco Luiz da Costa e duas filhas, Patrícia e Cynthia Perocco Luiz da Costa Buske, esta última também neurologista.
Dr. Antonio Luiz da Costa Sobrinho parte e deixa quatro filhos e nove netos e um importantíssimo legado na neurocirurgia brasileira.