Uma fila formada por cerca de 300 pessoas cercava a agência da CEF (Caixa Econômica Federal), na Avenida Coronel José Soares Marcondes, no centro de Presidente Prudente, no início da manhã de ontem e dobrava o calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei. Nascidos em março, abril e maio estavam em busca do pagamento das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que seria liberado na segunda-feira, mas foi antecipado. Para garantir o primeiro lugar em frente à porta de entrada, um senhor, que não quis se identificar, disse ter passado a noite em frente à unidade.

Fila formada por cerca de 300 pessoas em frente à CEF dobrou o quarteirão e chegou ao calçadão da Nicolau Maffei
Ao todo, 16 agências de 15 municípios do oeste paulista funcionaram ontem, das 9h às 15h, exclusivamente para atender os beneficiados. Em Prudente, além da Coronel Marcondes, a agência da Avenida Manoel Goulart, na Vila Nova, também estava de portas abertas. Ainda com intenção de agilizar os atendimentos, a Caixa anunciou que todas as suas agências abrirão duas horas mais cedo entre segunda e quarta-feira.
Na espera
Levando em conta a alta procura pelo serviço, Hélio Coutinho de Araújo, 57 anos, se programou para chegar à agência antes da abertura. No entanto, mesmo desembarcando no local às 7h05, não era um dos primeiros da fila. "Mesmo assim, acho que foi melhor essa antecipação de segunda para hoje , pois podemos aproveitar a manhã de sábado para buscar o pagamento", diz o beneficiado, que ainda não havia decidido de que forma empregará o valor a que tinha direito.
Já Francisco Paulo, 50 anos, que entrou na fila no mesmo horário que Hélio, já tinha em mente que o montante sacado será utilizado para quitar contas. "Já tinha me informado sobre o que tinha para receber e resolvi usar para pagar as dívidas", conta.
Calendário
Como noticiado neste diário, na região, apenas em Prudente, são 39.548 trabalhadores contemplados em todas as fases do cronograma. O pagamento das contas inativas começou no dia 10 de março e vai até 31 de julho, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Quem nasceu em janeiro e fevereiro, e ainda não sacou o dinheiro, pode buscar os recursos até julho. Desde ontem, portanto, serão atendidos os nascidos em março, abril e maio. Já os que aniversariam em junho, julho e agosto poderão sacar o benefício a partir de 12 de maio. Isso ocorre para os nascidos em setembro, outubro e novembro, em 16 de junho, e os aniversariantes de dezembro, a partir de 14 de julho. Lembrando que apenas o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015 pode sacar o saldo da conta inativa.