Em Presidente Prudente, o preço médio da cesta básica registrou aumento de 2,66% na primeira quinzena de janeiro em relação ao mesmo período de dezembro do ano passado, revela o primeiro IPT (Índice de Preços Toledo) de 2024, realizado pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário. Com isso, o consumidor que gastava R$ 941,01 para a compra dos itens passou a desembolsar, em média, R$ 966,05, o que corresponde a um aumento de R$ 25,04.
A inflação pode ser notada principalmente no grupo de produtos de limpeza, que apresentou alta de 15,83%, destacando-se o desinfetante (fragrância pinho, 500 ml), com acréscimo de 29,58%; e o sabão em barra (5 unidades), com aumento de 24,08%.
Seguindo a tendência de alta, o grupo de higiene pessoal obteve inflação de 3,27%, com destaque para o desodorante spray (90-100 ml), que teve aumento de 21,24%; e o absorvente aderente (8 unidades), com alta de 9,19%.
Por fim, o grupo de alimentos também apontou inflação, de 1,62%, com ênfase na batata (kg), com crescimento de 48,81%; e o frango resfriado inteiro (kg), com acréscimo de 15,36%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como a margarina (500 g), que variou entre R$ 2,98 e R$ 7,99, resultando numa diferença de 168,12%; e o creme dental (90g), que oscilou de R$ 1,70 a R$ 4,35, com uma diferença de 155,88%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 49%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 436,32. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 293,47, economizando, assim, R$ 142,85.
A pesquisa teve a participação de três alunos da Toledo Prudente, Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais, Victoria Gonçalves Trevizan.
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
Fonte: Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário