Anhumas é escolhida para apresentar projeto na área da saúde

Será no “1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde do Estado”

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/05/2024
Horário 07:00
Foto: Cedida
Projeto de Implantação de Pontos de Atendimento às Urgências Básicas e Processo de Regionalização da Saúde em Anhumas funciona no prédio da UBS II
Projeto de Implantação de Pontos de Atendimento às Urgências Básicas e Processo de Regionalização da Saúde em Anhumas funciona no prédio da UBS II

O município de Anhumas foi escolhido para apresentar um projeto, implantado em maio de 2023, sobre a Implantação de Pontos de Atendimento às Urgências Básicas e Processo de Regionalização da Saúde. O projeto vai ser apresentado no “1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde do Estado”, no próximo dia 21.

Segundo o secretário de Saúde de Anhumas, Mario Henrique Machado, o projeto foi implantado na cidade, quando a Secretaria de Estado da Saúde deu início, em 2023, ao Programa de Regionalização da Saúde, que tem a finalidade de qualificar a gestão municipal, promovendo o cuidado integral ao paciente e demais pontos de assistência. “Nosso projeto veio para desafogar o Hospital de Regente Feijó, que é nossa referência, que fica a 12 quilômetros de Anhumas. Passamos a atender pacientes na nossa cidade. Para exemplificar, uma pessoa corta o dedo e precisa de uma sutura, alguns pontos – antes teria que ir pra Regente Feijó, esperar por uma ambulância, depois esperar atendimento. Isso agora está sendo feito em Anhumas, com a implantação dos pontos de atendimentos às urgências básicas”.

Ainda de acordo com o secretário, esse projeto, além de facilitar a vida de quem depende do SUS (Sistema Único de Saúde), também gera uma economia para o município e desafoga o Hospital de Regente Feijó. “Para manter esse projeto, a Prefeitura investe R$ 50 mil por mês e tem uma equipe formada por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, que atende numa UBS [Unidade Básica de Saúde], das 7h às 17h”, explicou o secretário.

Segundo Mario, o serviço implantado já atendeu 8.341 pessoas até março deste ano. “Com isso reorganizou-se a Rede Regionalizada, cujas bases são os municípios, impactando significativamente os hospitais de referência para situações mais complexas”.

Organização

De acordo com informações do secretário de Saúde de Anhumas, dados do Ministério da Saúde e estudo local mostraram que cerca de 80% a 90% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção primária, porém, a demanda espontânea estava absorvendo tempo das equipes. Alguns atendimentos requeriam mais de uma hora de atendimento profissional, desorganizando os fluxos e atrasando ações, como grupos específicos e atendimentos domiciliares. 

Além disso, em alguns casos, o médico ou enfermeiro da equipe tinha que deixar a unidade para realizar a transferência do paciente para o serviço de urgência localizado em Regente Feijó. “Agora, atendemos pacientes com dengue por exemplo, que precisam de hidratação. Isso é feito no município. A pessoa recebe o atendimento, faz a hidratação, vai pra casa e se for necessário volta no dia seguinte para continuar o tratamento”.

Destaque

Com a implantação desse serviço, Anhumas foi escolhida, junto com outras 94 cidades do Estado, a apresentar o projeto no “1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde do Estado”. “Para nós é muito importante mostrar o que está dando certo, levando em conta que 85% da população de Anhumas depende do atendimento SUS”.

Publicidade

Veja também