O município de Anhumas deu um grande passo para fortalecer suas políticas de segurança alimentar e nutricional com a adesão ao Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), do governo federal. O programa visa garantir a articulação e a integração das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, bem como a participação social e um acompanhamento, monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional para assegurar o direito humano à alimentação adequada. Agora, a cidade pode pleitear recursos federais para ampliar programas de combate à fome e inclusão social.
Dentre as cidades do Estado de São Paulo que solicitaram a adesão no final de 2024, 53 tiveram a adesão nacional homologada. Na região, Anhumas, Presidente Prudente e Rancharia foram contemplados com o programa.
Para conseguir a adesão ao Sisan, o município precisa contar com uma política de segurança alimentar implantada como criação da Losan (Lei Orgânica de Segurança Alimentar), instituir o Consea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), a Caisan (Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar) e realizar a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Em Anhumas, toda articulação para implantar e aderir ao programa foi realizado pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente.
Com a implantação do programa, agora o próximo passo do município é instituir o Plansan (Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional).
O prefeito Adailton César Menossi (PSD) comemorou a adesão e disse que através dessa estrutura articulada e descentralizada, o poder público consegue garantir o direito à segurança alimentar e nutricional aos cidadãos. “Com esse apoio técnico e financeiro conseguiremos não só ampliar os programas já existentes, como também, criar iniciativas para atender melhor quem mais precisa”, afirmou.