Anastácio faz campanha para descarte correto de radiografias

Ação reúne as secretarias de Saúde e Agricultura/Meio Ambiente e Associação de Coletores de Material Reciclável

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 06/10/2023
Horário 07:12
Foto: Cedida
Santo Anastácio realiza campanha para descarte correto de radiografias
Santo Anastácio realiza campanha para descarte correto de radiografias

Você sabia que as radiografias e ultrassonografias não podem ser descartadas em lixo comum? Pensando nisso, a Prefeitura de Santo Anastácio, através de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Agricultura/Meio Ambiente em conjunto com a Acasa (Associação de Coletores de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Santo Anastácio), vai possibilitar a destinação correta desse material.

A ação orienta que a pessoa que possui uma radiografia ou ultrassonografia que não precisa ou já está inválida, basta entregá-la na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Orlando Bertolli (Postão), que toda as quartas-feiras, os integrantes da Acasa vão coletar o material descartado. 

Esse material terá o destino ambiental correto, que é o da reciclagem com empresa especializada. Conforme o secretário do Meio Ambiente, Cléber Bonilha, se não descartadas corretamente, as radiografias vão para os aterros e contaminam o ambiente. “Lembrando que se trata de material tóxico”.

Risco

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a radiografia é realizada com processamento de filmes radiográficos e utilização de químicos, sendo que o plástico é a base do exame. Ainda de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, esse tipo de material demora mais de 400 anos para se decompor, pois, além do plástico, as chapas de raio-X (películas) também possuem metais pesados, principalmente a prata. Se forem descartadas no lixo domiciliar, podem ser prejudiciais para o meio ambiente, em função do risco de contaminação da água e do solo.

Publicidade

Veja também