A reflexão de hoje recai sobre a amizade, sobre a família e sobre a importância das pessoas que nos cercam. Lembro-me de uma das mais belas frases do anime Naruto, a saber: “Uma vez me disseram que o lugar em que alguém está pensando em você é o lugar para onde você deve voltar (...) casa é onde tem alguém sempre pensando em você”. Casa é sinônimo de amor, refúgio e tranquilidade.
Quão grande é a felicidade de saber que somos amados por alguém. Conforme ressalta o escritor Victor Hugo: “A maior fonte de felicidade que há na vida é saber que alguém nos ama; que nos ama pelo que somos ou, melhor, que nos ama apesar do que somos”. Quando enfrentamos adversidades e nos encontramos aparentemente abandonados, é motivo de grande esperança guardar em nossas mentes a lembrança e a presença de pessoas que fizeram de nós quem somos. Nesse sentido, dizia José Ortega y Gasset, “eu sou eu e minhas circunstâncias”. Os nossos relacionamentos nos marcam e, em última instância, moldam nossos pensamentos, afetos e sentimentos. Quem tem um amigo, tem sempre um lugar de refúgio. O amor das pessoas que nos são próximas representa um amparo indelével.
Dizia Ortega y Gasset, “O amor é um divino arquiteto, que baixou ao mundo- segundo Platão, a fim de que tudo no Universo viva em conexão. A inconexão é o aniquilamento, o ódio fabrica inconexão, isola e desliga, atomiza o orbe e pulveriza a individualidade”. O amor é fonte de esperança, pois nos transmite motivos e objetivos pelos quais devemos lutar. O amor dá sentido ao sofrimento e ao sacrifício. Sofrer por alguém e carregar os fardos do próximo são atos de caridade que engrandecem a alma. Que em 2021 sejamos esperança na vida de alguém; que possamos representar o lugar de refúgio de nossos amigos, colegas e familiares.
Termino a reflexão de hoje com o magnífico discurso de formatura da personagem Gwen Stacy, no filme “O espetacular homem aranha 2”. Segue sua declaração: “É fácil sentir esperança num dia lindo como hoje, mas haverá dias escuros pela frente também, dias em que se sentirão sozinhos e a esperança será mais necessária do que nunca. Não importa se as coisas são difíceis ou se vocês se sentem perdidos, devem prometer que sempre vão ter esperança. Mantenham ela viva. Temos que ser maiores do que aquilo que nos faz sofrer. Meu desejo é que vocês se tornem esperança. As pessoas precisam disso. Mesmo que fracassemos, existe maneira melhor de viver? Quando olhamos ao nosso redor, vemos todas as pessoas que fizeram de nós quem somos. Eu sei que parece que estamos dizendo adeus, mas levaremos pedacinhos uns dos outros para tudo que fizermos a seguir, para nos lembrarmos quem nós somos e quem deveríamos ser (...)”.