Após um grave acidente de moto, ocorrido entre as cidades de Teodoro Sampaio e Sandovalina, morreu neste domingo, aos 47 anos, o coordenador da regional oeste da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Carlos Alberto da Silva, conhecido por todos como Carlinhos, natural de Mirante do Paranapanema. Atualmente, ele residia na cidade natal, e deixa quatro filhos e um neto. Carlinhos será velado no Velório Municipal de Mirante do Paranapanema e o sepultamento será às 18h desta segunda, no cemitério da cidade.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária, o acidente foi registrado na alça de acesso SPA 001/563, da Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563). A motocicleta (Honda CBR-600) transitava sentido a Teodoro Sampaio, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e chocou-se contra uma estrutura de concreto de uma passagem subterrânea sob a via, tombando no acostamento. Após a colisão, o veículo entrou em combustão.
Carlinhos iniciou sua trajetória em 2001, na diretoria adjunta de Formação, Pesquisa e Promoção Institucional, em São Paulo. No mesmo ano veio para o GTC (Grupo Técnico de Campo) da mesma diretoria em Presidente Prudente. Trabalhou com políticas de formação, capacitação e promoção dos trabalhos da Fundação Itesp e na organização de feiras de comercialização dos agricultores familiares do Pontal do Paranapanema.
Em 2018 assumiu como coordenador da regional oeste, por um ano. Mas no final de 2020 retornou ao cargo, o qual permanecia. Em 2019 assumiu a função de representante dos funcionários no Conselho Curador, sendo reconduzido em 2022 pra mais uma gestão. Grande articulador político, ele foi fundamental na garantia dos diretos de assistência técnica e extensão rural aos produtores assentados do Estado de São Paulo e quilombolas do Vale do Ribeira.
Carlinhos atuou firmemente na defesa da Fundação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo contra a PL 529/2020 que previa a extinção do órgão, juntamente com outras nove instituições. Como lembrado pelo servidor analista de Desenvolvimento Agrário do GTC de Mirante do Paranapanema, Robson Ivani de Oliveira, atualmente presidente da Aftesp (Associação de Funcionários da Fundação Itesp), por dois meses, os dois frequentaram a Assembleia Legislativa, em São Paulo, em uma peregrinação nos gabinetes dos parlamentares estaduais. “E foi dessa forma que conseguimos manter o emprego de mais de 600 funcionários”, frisou Robson.
Após a fatalidade, o Itesp publicou em suas redes sociais uma nota de pesar. “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de nosso funcionário e grande colaborador, Carlos Alberto da Silva, coordenador da regional oeste da Fundação Itesp. Ele nos deixou em um grave acidente de moto ocorrido entre Teodoro Sampaio e Sandovalina na tarde de hoje”.
O diretor-executivo, Diogo Telles, também veio à região para o sepultamento. “O Carlinhos era um profissional único, com brilho próprio. Articulado e comunicativo, tratava a todos com respeito, apesar das brincadeiras e seu humor inconfundível. Tinha o dom de elevar as qualidades individuais das pessoas, fossem profissionais da casa, agricultores assentados e quilombolas, bem como os parceiros e lideranças políticas. A Fundação Itesp perde um grande profissional, um amigo incondicional apaixonado pela questão agrária e defesa da equidade e justiça social”, disse.
A diretora adjunta de Regularização Fundiária (Darf), Sônia Nunes, enviou um depoimento enquanto estava na estrada, a caminho do velório e sepultamento em Mirante do Paranapanema. “Carlinhos era uma pessoa incomparável. Muito dedicado ao trabalho, não media esforços para atingir as metas e defender a Fundação Itesp, além de ser uma pessoa extremamente feliz, divertida e extravagante. E é isso como ele vai ficar em nossa memória”, declarou.
Por fim, a supervisora do GTC de Formação Pesquisa e Produção Institucional da Regional Oeste, Eliane Mazzini, lembrou de Carlinhos como um grande profissional, articulado, comunicativo, cheio de alegria, encrenqueiro, debochado, inteligentíssimo e de uma memória invejável. “Perdi um amigo, um irmão... já rimos muito juntos e choramos também e, diante desta despedida abrupta, irresponsável e dolorosa, suplicamos a Deus, Sua infinita misericórdia pela alma dele”, pontua a amiga Eliane.
O prefeito Ed Thomas declarou em sua rede social: "Perdemos um dos trabalhadores mais atuantes na defesa dos interesses agrários e fundiários no Pontal. O coordenador regional do Itesp, Carlos Alberto da Silva, deixará saudades e um imenso legado de trabalho em prol dos interesses da região. Vá com Deus, Carlinhos".