Alunos visitam idosos da Vila da Fraternidade

Esta foi a primeira experiência de campo da turma; no sábado que vem, os acadêmicos retornam com ação mais abrangente

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 07/12/2015
Horário 06:33
 

 

A alegria estampada no sorriso de um idoso, assim como de uma criança, não tem preço. E foi isso que um grupo com cerca de 20 alunos do curso de Serviço Social da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) proporcionou ontem pela manhã aos moradores da Vila da Fraternidade, em Presidente Prudente, por meio do projeto de extensão Cidadania não tem idade. No sábado, eles retornam com uma ação mais abrangente levando aos velhinhos uma programação com várias atividades.

De acordo com a supervisora acadêmica do curso, Cristiana Miralha, esta é a primeira experiência de campo da turma, uma oportunidade para observarem se a parte prática está de acordo com a teórica que os alunos estão estudando tendo base, inclusive, no Estatuto do Idoso.

Jornal O Imparcial Acadêmicas do curso de Serviço Social ouviram as histórias de vida de moradores da vila

Cristiana expõe que o curso atende todas as políticas e os estudantes precisam entender seu posicionamento em cada uma delas. Esse projeto contribui com a realidade, uma demanda diferente para que tenham realmente essa contextualização.


"Queremos estimular o aluno para que tenha esse protagonismo social, humano, e viva esses momentos de grande aprendizado, valorizando a autoestima dos idosos com atividades diferenciadas do seu dia a dia", salienta a supervisora.

 

Dois lados


Os acadêmicos foram surpreendidos com a recepção de Zica Durans, 78 anos, que mora na vila há 8 meses, e principalmente da sua companheira de casa, Margarida Xavier da Costa, 79 anos, moradora no local há 11 anos, que falou sobre toda a sua vida. "Já fiz de tudo nessa vida. Hoje em dia me faltam forças, mas coragem e vontade jamais! Receber essas meninas é como aos meus filhos que são a minha riqueza, fazem de tudo por mim. Eles acabaram de sair daqui. Queria todos vocês juntos! ", exclama numa alegria só.

Para a aluna Daiana Valeriano dos Santos, 29 anos, que é formada em Pedagogia e trabalha no Creas-POP (Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Serviço de Atenção a População de Rua), enfatiza que a experiência contribui para sua formação humana, técnica e social. "É uma lição de vida para cada um de nós. E ver a descontração desses idosos por uma simples visita é maravilhoso. Tanto a autoestima deles quanto a nossa é elevada", ressalta Daiana.

 

Ação solidária


A atividade de sábado, dia 12, na Vila da Fraternidade, ocorrerá das 9h ao meio-dia. Consta na programação um café da manhã típico com tapioca; Dia de Beleza Embelezze (maquiagem, cabelo, mão e pé) e saúde; sessão de fotos dos idosos que tem como objetivo valorizar a maturidade e presenteá-los com uma fotografia especial; apresentação musical com voluntários; entre outras ações.

"Os alunos fizeram arrecadação de ingredientes para a tapioca, mas ainda precisamos de leite condensado, mussarela, presunto, qualquer coisa para recheio. Se mais artistas quiserem se juntar a nós para promover essa alegria aos idosos ficaremos muito felizes. Seja um voluntário também", convida a supervisora.

 

SERVIÇO
AOS INTERESSADOS

Quem quiser fazer parte da ação de sábado como voluntário ou doador, basta entrar em contato com a supervisora acadêmica Cristiana Miralha pelo telefone (18) 3221-6082.
Publicidade

Veja também