Alunos reclamam de demora no exame da CNH

Por volta das 10h de ontem, cerca 100 condutores em formação esperavam ser chamadas para o teste, em Prudente

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 01/12/2016
Horário 09:22
 

Os condutores em formação que prestaram, ontem, o exame prático de direção de veículos no Ceatran (Centro de Aprendizagem no Trânsito), em Presidente Prudente, se queixaram da fila de espera e da demora no atendimento. Ainda por volta das 10h, segundo eles, cerca 100 pessoas esperavam ser chamadas para o teste. Um dos motivos apontados, segundo eles, foi que durante um período os exames eram feitos somente por dois avaliadores.

Jornal O Imparcial Entre os reclamantes estavam pessoas que tinham compromissos além dos testes, como horário para entrar no trabalho e estudos.

Entre os reclamantes estavam pessoas que tinham compromissos além dos testes, como horário para entrar no trabalho e estudos. O empresário Carlos César Cazaroti, 51 anos, levou o filho para fazer a prova e disse que outros dois examinadores chegaram mais tarde, totalizando quatro em atividade no decorrer da manhã. "O exame do meu filho estava agendado às 9h, e ele foi chamado próximo do meio-dia. É falta de respeito", relata.

"A gente se programa de uma forma, mas atrasa", diz Lilian Gomes, 19 anos. A estudante Julia Muller, 18 anos, também se queixou. Sua prova era às 10h, mas ela estava livre para ir embora próximo das 13h. "Sempre atrasa. Sabemos que não é rápido, mas hoje foi além do normal. Os horários são agendados", frisa.

 

Explicação

Procurado pela reportagem, o Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo), órgão que administra as questões relativas a trânsito, incluindo a emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pediu desculpas pelos transtornos ocorridos no exame desta quarta-feira, em Prudente. "O órgão tem tomado providências para aprimorar a aplicação da prova a fim de oferecer mais comodidade aos candidatos à habilitação. Uma das medidas será reforçar o quadro de examinadores nos dias em que houver um número maior de candidatos agendados", expressa.

De acordo com o Departamento de Comunicação do órgão, cabe salientar que como os exames são previamente marcados, não há necessidade de que os alunos cheguem com muita antecedência. Enfatizou ainda que nesta quarta-feira, cinco examinadores avaliaram 170 candidatos à habilitação nas categorias A (moto) e B (carro) e mudança para categorias profissionais (ônibus e carreta, por exemplo).

 
Publicidade

Veja também