Alunos projetam software organizacional que será utilizado pela Apae de Prudente

Objetivo da ferramenta é integrar processos e facilitar rotina de organizações; se aprovada, também poderá ser adaptada e implementada em outras empresas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 31/05/2024
Horário 16:13
Foto: Gastão Guedes
Software é projetado por estudantes de cursos superiores de tecnologia
Software é projetado por estudantes de cursos superiores de tecnologia

A transdisciplinaridade busca promover diálogos entre diferentes áreas do conhecimento e seus dispositivos. A partir dessa ideia, alunos dos cursos superiores de tecnologia em Processos Gerenciais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente, começaram a desenvolver um software para integrar processos e facilitar rotina de organizações.

De acordo com a coordenadora do curso de Processos Gerenciais, Jacqueline Pereira dos Santos, a proposta interdisciplinar surgiu depois de visita realizada na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Presidente Prudente. Segundo ela, após consultoria e melhoria nas documentações, o material será transferido para um software que será utilizado pela instituição.

“A união de conhecimentos aflora o potencial criativo dos estudantes, por meio da identificação de oportunidades, intervindo na eficácia da organização”, explica a coordenadora do curso de Processos Gerenciais, Jacqueline Pereira dos Santos.

Durante as aulas de Processos Gerenciais, os alunos são orientados a desenvolver atividades de contextualização profissional com a participação de empresas que abram espaço ao envolvimento dos jovens nos processos gerenciais aplicados. Nas aulas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os estudantes são levados a desenvolver projetos de programação de software.

“Queremos os estudantes no ambiente real de uma organização empresarial, realizando diagnóstico de processos e construindo software que contribuirá nas rotinas da organização”, pontua.

O projeto está em fase de consultoria e posteriormente será iniciada a criação do programa. “Nossa expectativa é que, se aprovado, o software seja adaptado e implementado em muitas outras empresas”, pontua.

Publicidade

Veja também