Os estudantes do Colégio Multiplus instalaram varais na praça do Terminal Rodoviário Comendador José Lemes de Soares, de Presidente Prudente, onde foram colocadas 146 peças, entre agasalhos e calças, para doação. O Varal Solidário foi a maneira encontrada de ajudar os moradores de rua e dependentes químicos que costumam dormir na praça.
A coordenadora pedagógica Luana Nogueira, explica que em abril, no aniversário da escola, foi lançada a campanha, e durante esses dois meses, o colégio recebeu muitas doações. "As roupas infantis foram entregues em abrigos de menores, e as de adultos pensamos em montar os varais. Vimos esse tipo de ação em redes sociais e procuramos trabalhar essa questão solidária com uma ação concreta, pois além dos conteúdos, a escola precisa pensar nos alunos como cidadãos", aponta.
Varais receberam 146 peças, entre agasalhos e calças
A instalação dos varais foi autorizada pela Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública). As arrecadações foram penduradas no local e pessoas que utilizam o transporte público também puderam levar casacos para casa. "Gostamos de montar os varais. Poder ajudar alguém é muito gratificante, e aqui estamos ajudando não só doando, mas montando os varais, colocando cartazes", destaca Beatriz Bavaresco, aluna do 8º ano.
A atividade, que ocorreu no horário que seria da aula de educação física, foi uma oportunidade para trabalhar com os alunos a importância do olhar ao próximo. "Levamos agasalhos aos moradores de rua que dormiam no chão, abordamos pessoas com essa ideia de solidariedade e cooperação, montamos os varais de forma coletiva, trabalhamos no projeto em equipe... tudo isso faz parte dos conteúdos de educação física, e especialmente, faz parte da escola, na busca por preparar as pessoas para um mundo melhor, com respeito e compaixão", ressalta Rafael Miranda, professor de educação física.