Alunos de Mirante têm “Olhos para o Futuro”!

Programa, que inicialmente realiza exames oftalmológicos em crianças do 1º ano do ensino fundamental, começou neste mês, mas será estendido a toda rede municipal

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/05/2022
Horário 06:25
Foto: Cedida
Triagem completa inclui exames de acuidade visual, refração, tonometria, biomicroscopia e mapeamento de retina 
Triagem completa inclui exames de acuidade visual, refração, tonometria, biomicroscopia e mapeamento de retina 

“Olhos para o Futuro”! Com o objetivo de cuidar da saúde visual das crianças, a Prefeitura de Mirante do Paranapanema deu início neste mês à execução do programa que realiza exames oftalmológicos em alunos do primeiro ano do ensino fundamental.  Contudo, segundo o prefeito Átila Ramiro Menezes Dourado (PSDB), todas as crianças da rede municipal de ensino serão submetidas aos exames, que são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação pelo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da cidade de Mirante.
Os procedimentos são feitos no consultório de oftalmologia do AME, que possui todos os equipamentos necessários para a avaliação. As medidas então serão tomadas de acordo com a avaliação e tratamento indicado para cada caso, mediante a conduta do médico oftalmologista.
“Quando se muda o começo da história, se muda toda a história”. Com esse pensamento, o diagnóstico precoce das doenças oftalmológicas na infância possibilita o tratamento imediato, o que aumenta a possibilidade de sucesso. “Com isso, o poder público volta seus olhos para o futuro dessas crianças”, destaca o chefe do Executivo.

Triagem oftalmológica

Daniel Alberto Villanova Machado, oftalmologista responsável por examinar as crianças, expõe que a triagem oftalmológica completa inclui exames de acuidade visual (medida da visão), refração (testes de grau de óculos), tonometria (aferição da pressão intraocular), biomicroscopia (avaliação das estruturas anteriores do olho) e mapeamento de retina (exame de fundo de olho, nervo óptico e demais estruturas posteriores do globo ocular).
“O teste de refração consiste em determinar se a criança apresenta grau de óculos para as mais variadas formas de distúrbios de visão, principalmente miopia, hipermetropia e astigmatismo. A partir de então são feitos testes específicos com o grau encontrado e, havendo melhora visual importante é fornecida ao final da consulta a receita de óculos ao aluno”, explana o médico.

Fotos: Cedidas

Procedimentos são feitos no consultório de oftalmologia do AME

Oftalmologista Daniel examina criança

Publicidade

Veja também