Alunos dão consultorias gratuitas a empresas de Prudente

Segundo coordenador Leonardo Lepre, objetivo é aumentar o networking dos estudantes e colaborar para desenvolvimento da cidade

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 31/10/2018
Horário 08:45

Marketing e inovação: dois temas que são centro de discussões nas instituições de ensino superior atualmente. A Toledo Prudente Centro Universitário juntou os dois em suas dependências. A Marketing Week está em sua 2ª edição, e segue até dia 5 de novembro. O evento inaugura uma parceria com a Fundação Inova Prudente e reúne 50 estudantes de Marketing da instituição, alem da participação de 10 microempresas de Presidente Prudente. Orientados pelo coordenador do curso, Leonardo Lepre, o evento visa promover consultorias gratuitas na área de marketing para novos empresários que objetivam melhorar o alcance e desenvolvimento dos negócios.

De acordo com Leonardo, o objetivo da iniciativa é duplo. O primeiro é conseguir êxito na fixação de conteúdos pedagógicos, e o segundo é a contribuição para a sociedade e para o desenvolvimento econômico da cidade. “Nesse evento, os alunos têm a chance de vivenciar a realidade do mercado de trabalho, lidar com clientes, buscar por soluções e enfrentar problemas. Enquanto isso, ajudamos as empresas a desenvolver planos de marketing que, quando bem aplicados, podem gerar empregos e, em certo prazo, movimentar o setor na cidade”, explica. Segmento este que, no ponto de vista do coordenador, ainda está em andamento em Prudente. “Não temos números expressivos, mas é algo que vem ganhando força desde as primeiras atividades do Inova”, expõe.

Prova dessa expansão é a adesão do evento de um ano para o outro. Conforme Leonardo, desta vez, foram dois inscritos por vaga. No entanto, vale ressaltar que nesta edição foram abertas apenas 10 candidaturas para as empresas e, no ano passado, o número era de 16. “O feedback foi positivo, tivemos alunos que foram contratados pelas empresas, empreendedores que implantaram nossa consultoria e avançaram no negócio, mas acho que o principal foi poder gerar networking para nossos alunos”, acentua.

Atividade

Segundo Leonardo, o evento se trata de uma atividade interdisciplinar que engloba 12 matérias do curso de Marketing e oito professores orientadores. Divididos em 10 grupos, dos quais cada um possui uma startup foco, os alunos se mesclam entre termos mais avançados e iniciantes. “Eles são avaliados por cada professor referente a cada disciplina, não temos uma premiação, pois são 10 empresas muito diferentes, a ideia não é competição, é estimulo à autonomia”, frisa. O coordenador diz isso, pois enfatiza que todo o processo de consultoria é realizado pelos próprios estudantes. “Claro que os professores auxiliam, mas são eles que pensam, pesquisam e sugerem”, ressalta.

O coordenador ainda adianta que ontem, início do evento, os alunos tiveram contato com as empresas, fizeram uma reunião para determinar o perfil da marca, o público que ela atende e as necessidades que precisam ser atendidas. “Depois disso, cada grupo irá pensar na melhor forma de atingir os objetivos traçados, devem fazer isso em um prazo de sete dias. No dia 5 de novembro, essas empresas retornam à Toledo para a conclusão e o resultado da consultoria, aí decidem se vão ou não implantar”, explana. 

Edison Massaharu é proprietário de uma das startups participantes da Marketing Week. A Nanofranquia existe desde 2008 e trabalha com venda de capas customizadas para aparelhos eletrônicos. Com o evento, o empreendedor espera conhecer e se conectar com pessoas que entendam de marketing. Afinal, para ele, esse ramo é “a alma do negócio”. “Marketing gira em torno de vendas e vender bem é tudo para um empreendimento satisfatório”, relata. Por isso, espera lidar com bons profissionais e já pensa até em abrir espaço para esse setor em sua empresa. “Tem muita gente talentosa que preciso conhecer”, acentua.

SAIBA MAIS

As startups participantes foram selecionadas de acordo com critérios pré-determinados no edital do evento. Entre eles, apresentar um problema relacionado a marketing e questões de comunicação mercadológica que oportunizem o aprendizado. Além disso, que tenha problemas desafiadores que instiguem a capacidade dos estudantes em aplicar conhecimentos. 

Publicidade

Veja também