Eles nem concluíram o ensino fundamental II, mas já sabem que a sustentabilidade é o caminho para um mundo melhor. Mais que isso, adotam e compartilham hábitos conscientes que terão impacto direto nas próximas gerações. E como resultado desse empenho, alunos de escolas públicas e privadas, que se destacaram na 2ª ONEE 2022 (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética), foram premiados em evento realizado na manhã desta terça-feira (13), na sede da Energisa Sul Sudeste em Presidente Prudente.
Além dos estudantes da EE Fernando Costa (Prudente), EE Professor Carlos Umberto Carrara (de Lucélia) e Colégio Ressureição Santa Maria (de Assis), a solenidade reuniu professores, familiares e representantes da Energisa.
“A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma competição saudável que estimula as gerações atuais a protagonizarem a mudança necessária para que adotemos o uso sustentável da energia, sem desperdícios. Ao apoiar iniciativas como essa, e premiar esses estudantes como multiplicadores de conhecimento e boas práticas em suas comunidades, estamos participando de um importante projeto de transformação em prol de um mundo mais sustentável”, enfatiza o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, Gabriel Alves Pereira Junior.
Em todo o país, mais de 189 mil estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, participaram da ONEE. Com metodologias ativas, utilizando gamificação, jogos em 3D e provas objetivas sobre práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma iniciativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a coordenação do IAbradee (Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) e realização de concessionárias de energia que operam em 24 estados e no Distrito Federal.
O cronograma da ONEE, entre agosto e dezembro deste ano, inclui as etapas de formação de professores por meio de plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas para testar o aprendizado.
“Somos gratos à Energisa por nos integrar a essa iniciativa que é um incentivo aos alunos e professores. E, muito mais que a premiação pelo desempenho que alcançaram, o sucesso de todo esse conhecimento refletirá no futuro de nossos estudantes”, enfatiza a dirigente regional de ensino de Prudente, Marta de Andrade Primo.
Premiados
Na área de abrangência da Energisa Sul-Sudeste – que atende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas de Gerais e Guarapuava (PR), foram 295 alunos destaques. Ian Menezes da Silva, da EE Fernando Costa, ficou em primeiro lugar. Ele ganhou um notebook e foi até Brasília para receber uma bolsa de estudos no valor de R$ 3 mil. Sofia Favareto Toni, do Colégio Ressureição Santa Maria, e Beatriz Alves de Oliveira, da EE Professor Carlos Umberto Carrara, alcançaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, e também ganharam um notebook, cada.
Os demais alunos tiveram o desempenho reconhecido através de certificados e medalhas, sendo 103 premiados com medalhas de ouro, 110 de prata e 82 de bronze.
Além dos alunos, a ONEE reconheceu a professora Jucimara Kulek de Andrade, de Guarapuava (PR), que recebeu um notebook pelo bom desempenho no curso de formação.
Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética da Energisa é uma ferramenta para apoiar iniciativas de conscientização das comunidades sobre o uso eficiente da energia elétrica. Na área educacional, além de apoiar a ONEE 2022, a Energisa também desenvolve projetos de conscientização para alunos da rede pública e troca da iluminação de instituições estaduais de ensino. Para estimular cada vez mais os jovens e adultos, um dos projetos, o Nossa Energia, utiliza estruturas itinerantes (caminhões e tendas) para levar experiências lúdicas e inovadoras, com jogos, realidade virtual e a simulação de desafios reais de economia de energia.