Alunos da região são premiados em concurso de redação sobre voto consciente

Cerimônia para entrega de prêmios ocorreu na manhã dessa quarta-feira, na sede da Diretoria Regional de Ensino de Prudente

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 03/10/2024
Horário 16:19
Foto: UEPP
Da esquerda para direita, Isabelly (2º lugar), Kauan (1º lugar), Leo (3º lugar) e Giovanna (sorteada)
Da esquerda para direita, Isabelly (2º lugar), Kauan (1º lugar), Leo (3º lugar) e Giovanna (sorteada)

Com a presença de alunos, professores, diretores e membros de entidades de classe, aconteceu na manhã dessa quarta-feira, na sede da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente, a cerimônia de premiação dos alunos vencedores do concurso de redação “O que é voto consciente para você?”. Idealizado pela UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) e grupo Soroptimistas, o concurso foi realizado em escolas que comportam as três séries de ensino médio.

As duas redações mais bem avaliadas pelo júri foram de alunos de Martinópolis. A terceira colocação ficou com um estudante de Presidente Prudente. Foi realizado o sorteio de uma quarta, também de uma aluna de Prudente (veja nomes no final do texto).

Em sua fala, o presidente da UEPP, Renato Michelis, ressaltou que a iniciativa do concurso partiu do grupo Soroptimistas de Presidente Prudente, durante reunião em que se discutiam propostas para fortalecer a campanha Vote Consciente. Também destacou a importância de levar o tema das escolas para dentro de casa, incentivando que os alunos compartilhem o aprendizado com suas famílias. "Ao promover o diálogo sobre política no ambiente familiar, o concurso amplia seu alcance e reforça a conscientização sobre a importância do voto responsável não apenas entre os jovens, mas em toda a comunidade", afirmou.

Ondina Gerbasi, representante das Soroptimistas, salientou que cerca de 600 alunos devem ter sido alcançados pela ação, promovendo o pensamento crítico e o engajamento político entre os jovens. "A Diretoria Regional de Ensino se empenhou em apoiar essa iniciativa desde o início, incentivando os educadores e as escolas a se engajarem. Esse tipo de projeto é crucial para formar cidadãos mais conscientes e participativos", disse Ondina.

A EEEI (Escola Estadual de Ensino Integral) Maria Luiza Bastos, em Presidente Prudente, se destacou como a escola que mais enviou redações. Segundo a diretora Patrícia Eloisa Perego de Souza, a instituição, alinhada ao currículo do Estado de São Paulo, aborda a política no ensino médio em diversas disciplinas da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. "O componente de Redação e Leitura, por exemplo, promove o registro de ideias e conhecimentos adquiridos ao longo do aprendizado. Buscamos fortalecer o protagonismo dos estudantes ao divulgar eventos e concursos que validem suas participações fora da escola", afirmou.

Em 2024, alunos da Maria Luiza Bastos participam do Parlamento Jovem, da Câmara Municipal, com destaque para Leo Diogo Pires Comitre Klebis, o atual presidente do Parlamento Jovem e terceiro colocado no concurso de redação. De acordo com a docente de Sociologia e Filosofia, Adriana Napolitano Mezas, que aplicou as redações, abordar o tema foi relevante, pois está integrado ao conteúdo da disciplina. "Isso favorece diálogos e debates sobre temas atuais, com alunos bastante participativos", comentou.

A Escola Estadual Coronel João Gomes Martins, de Martinópolis, foi a única escola da região a enviar redações, tendo dois alunos premiados. A diretora Cecília Maria das Graças Marini ressaltou que essa iniciativa promoveu a conscientização sobre a importância das funções do Legislativo e do Executivo. "Estimulamos a reflexão e a produção textual, permitindo que nossos alunos se engajem com temas relevantes, demonstrando responsabilidade e interesse", frisou.

As escolas que aderiram ao concurso foram EE Comendador Tannel Abbud, EE Doutor José Foz, EE Profª Anna Antonio, EE Prof. Hugo Miele, EEEI Profª Maria Luiza Bastos, em Prudente, e EE Coronel João Gomes Martins, de Martinópolis.

Prêmios concedidos

Como forma de reconhecimento, os quatro alunos premiados receberam caixas acústicas com pedestal da Audiotech Music Store, com modelos da marca Staner, além de medalhas oferecidas pela UEPP. Os diretores, coordenadores e o docente responsável pela aplicação da redação em sala de aula foram presenteados com vouchers para almoço no Terra Parque Eco Resort. Todas as escolas participantes foram agraciadas com medalhas de honra ao mérito, que serão entregues posteriormente aos autores das melhores redações.

Premiados

1º lugar: Kauan Vinícius de Morais, 1ª série B, da EE Coronel João Gomes Martins, ganhou uma caixa acústica SR 315A + um pedestal, medalha e certificado de participação;

2º lugar: Isabelly Silva Gomes, da EE Coronel João Gomes Martins, ganhou uma caixa acústica PS 15.01 + um pedestal, medalha e certificado de participação;

3º lugar: Leo Diogo Pires Comitre Klebis, da 1ª série A, da EEEI Profª Maria Luiza Bastos, ganhou uma caixa acústica PS 12.01 + pedestal, medalha e certificado de participação;

Sorteio dentre todas redações enviadas: Giovanna Gabriella Canton Araújo, da 2ª série B, da EEEI Profª Maria Luiza Bastos, ganhou uma caixa acústica PS 12.01 + pedestal, medalha e certificado de participação.

Publicidade

Veja também