Alunos da rede municipal visitam Horto Florestal

Depois mostro o passo a passo, pego uma semente germinando, uma muda pequena, outra maior e assim sucessivamente", conta o técnico.

PRUDENTE - Stephanie Fonseca

Data 20/09/2013
Horário 10:34
 

Para seguir o cronograma de atividades da Semana da Árvore, uma visita para lá de significativa no Horto Florestal de Presidente Prudente foi feita na tarde de ontem, por 25 alunos, entre 7 e 8 anos, do 2° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Alayde Tortorella de Faria Motta. Acompanhados pela professora Marlene da Silva Albertini e o técnico do setor de Produção de Mudas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Almir Fernandes da Silva, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer várias espécies de plantas e como é o desenvolvimento delas.

Jornal O Imparcial Técnico mostra todas as fases do desenvolvimento da planta

Assim que os alunos chegam no Horto já começam as atividades. Após guardarem os materiais, os estudantes iniciam a visita entre as áreas do local. No primeiro passo, o técnico mostra uma árvore da espécie pau-ferro, para apresentar aos alunos o tamanho que uma pequena plantinha pode chegar. Logo após, as crianças seguem até o canteiro de germinação. Lá, Silva exibe cada passo do desenvolvimento da planta e o que ela precisa para crescer. "Eu recolho uma semente, mostro para eles . Depois mostro o passo a passo, pego uma semente germinando, uma muda pequena, outra maior e assim sucessivamente", conta o técnico.

Na oportunidade, Gabriel Avelino Rodrigues de Souza, 7, afirma que gostou da visita. "Aprendi sobre as plantas, que ela são seres vivos e temos que cuidar delas para não matar o meio ambiente", diz ele. A professora relata que os alunos estavam ansiosos pelo passeio, porém, o importante não é apenas sair da escola, mas também a extensão do conhecimento. "Já vimos vários temas ligados ao meio ambiente e vir até aqui se torna um complemento do conteúdo estudado em sala de aula". Ela completa que a ocasião é única para muitos de seus alunos. "Como vivemos numa área urbana, muitos ainda não tiveram contato tão próximo com a natureza e o pouco que tem, às vezes não tomam cuidado, quebram e estragam", conta Albertini.

Um trabalho para conscientizar cada criança. É assim que o técnico define a ação, que segundo ele, é uma forma de ajudar o meio ambiente, pois os profissionais também mostram para os alunos os retornos que a preservação da natureza proporciona para cada pessoa. "Nós buscamos plantar na cabecinha de cada menino e menina uma sementinha de conscientização, para que eles cuidem e incentivem a preservação ambiental", diz. Ele destaca também que o Horto Florestal disponibiliza mudas para a comunidade.

Publicidade

Veja também