Os alunos do 1º ao 4º ano da Escola Municipal Professora Francisca de Almeida Góes Brandão trabalharam com o jornal O Imparcial em sala de aula. Um dos objetivos da atividade é possibilitar aos alunos o contato com um veículo de comunicação impresso de grande circulação e ainda utilizar o jornal em sala de aula, enquanto suporte pedagógico para o trabalho do professor. Vida também conhecer, repertoriar e explorar os diferentes gêneros textuais presentes no jornal escrito e desenvolver atividades utilizando o suporte do jornal, dentro de uma situação e necessidade real de comunicação social.
Atividades
O trabalho com o jornal em sala de aula é realizado á partir de leituras de assuntos relevantes que envolvem nossa cidade e região (casos de dengue, vacinação da gripe) e que envolvam matérias relevantes para os conteúdos e disciplinas abordadas em sala de aula. Uma outra atividade realizada com o jornal em sala de aula de forma rotineira ( leitura permanente), através da leitura diária das reportagens de assuntos relevantes e que chamem sua atenção dos alunos e que são atuais. Após a leitura e discussão dos assuntos trabalhados em sala, os alunos a cada dia levam o jornal para a casa, para compartilhar com a família as notícias e reportagens do dia.
Jornal Mural
Foram realizados trabalhos com alguns gêneros textuais, como anúncio, reportagens, propagandas, cadernos, entre outros. Como o Jornal Mural, uma iniciativa da professora do 5º ano B – Eliane Parussolo Leal. A partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, a professora utilizou o suporte jornal, para trabalhar com os diferentes gêneros textuais observados no jornal, de forma complementar ao livro didático.
Exemplo
Foi proposto aos alunos, durante algumas semanas pesquisarem as partes que compõem o jornal, explicando a função e forma de escrita utilizada em cada sessão do jornal. A professora trabalhou com os diferentes gêneros, para que os alunos pudessem conhecer sua estrutura, tipo de linguagem utilizada, imagens. Para isso os alunos divididos em grupo, começaram a identificar os gêneros textuais trabalhados no jornal, cada parte dele, sua estrutura, como são divididos, quais as informações mais relevantes. Em seguida, foi proposto aos alunos a construção de um Jornal Mural, destacando algumas partes do jornal que consideraram mais importantes ou relevantes.
Pesquisa
Os alunos realizaram atividades de pesquisa de exploração, leitura e discussão, de cada item do jornal, para que em grupos selecionassem as reportagens mais importantes para publicarem no jornal Mural da escola. Dentre estas atividades foi confeccionado o cantinho do Leitor, onde os alunos após uma aula sobre Trabalho Infantil foi proposto aos alunos a produção de um texto/poesia, falando de suas vivências e experiências pessoais.