Alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida, em Presidente Prudente, movimentaram uma campanha com foco na solidariedade e arrecadação de agasalhos para colaborar com o inverno das famílias carentes do município. Na manhã de ontem, a classe visitou o posto III da Polícia Militar onde, além de conhecer as dependências da base, realizaram a entrega das peças arrecadadas para que sejam destinadas aos órgãos competentes. A corrente do bem beneficiou, ainda, os alunos carentes da comunidade escolar. Ao retornarem ao espaço estudantil, participaram também da comemoração alusiva aos 31 anos de fundação da escola.
De acordo com a professora do 5º ano B, Vanice Sorgi Gasparin Garcia, a quinta edição da campanha foi um "sucesso" e superou as expectativas quanto ao envolvimento e adesão dos alunos durante a ação. Foram mobilizações no sentido de arrecadar grandes quantidades, como também conscientizar sobre a importância da corrente do bem com vistas às práticas de amor ao próximo e à promoção do exemplo para as crianças menores que estudam na unidade. "Os alunos estiveram completamente envolvidos, pois passaram nos dois turnos escolares solicitando a doação de agasalhos e utensílios utilizados no frio, como também junto à comunidade onde vivem", enfatiza a professora sobre a realização da 5ª edição da Campanha do Agasalho.
Alunos entregaram agasalhos arrecadados a posto da PM, ontem
Os números sobre a quantidade arrecadada não foram contabilizados, mas diante da mobilização e aprendizado dos alunos, o movimento foi enriquecedor. É o que destaca Gabriel Dias de Sá, de 10 anos, que na ocasião menciona que muitos são engajados nas causas sociais e esquecem de valorizar o real sentido que é o trabalho e a colaboração com o próximo. Ele acredita a população do Brasil, por ser um país democrático, deveria praticar mais os direitos sociais. Já o seu colega de turma, Gustavo Gonçalves dos Santos, explica que saíram pedindo as arrecadações aos amigos da escola e em casa. E ainda frisa que achou interessante para ajudar os outros e uma atitude que poucos pensam em fazer. "Eu tenho o direito de ter uma boa roupa, sendo assim, acredito que todas as pessoas tenham o mesmo direito. Por que não teriam? Por isso é importante colaborar com aqueles que não têm condições de se proteger dos dias frios", destaca.
Já o 1º sargento PM Hildebrando Ferreira, que recebeu os alunos na base policial e proporcionou um café da manhã para os estudantes, relata que recebeu a arrecadação com satisfação. "É um gesto muito bonito de solidariedade, amor e respeito ao próximo. Esse material será entregue aos órgãos competentes, que serão responsáveis pela distribuição".