O Dia da Árvore é lembrado hoje, no entanto, as atividades que compõem a semana alusiva à data comemorativa já foram iniciadas. Na tarde de ontem, cerca de 40 alunos da rede municipal de ensino estiveram em visita ao Horto Florestal de Presidente Prudente, onde receberam educação ambiental, por meio de palestras e oficinas. A ação foi uma parceira entre a Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e o Projeto Talento Olímpico. Estudantes das escolas municipais Professora Vilma Alvarez Gonçalves e Doutor Pedro Furquim, os participantes integram o Programa de Educação Integral Cidadescola.
“As crianças, muitas vezes, não têm contato com vegetações mais fechadas, por isso, quando vêm aqui, ficam deslumbradas e acabam se interessando”, diz o coordenador de política ambiental da Semea, André Gonçalves Vieira, que ministrou a visita. Ainda segundo ele, por meio de palestra sobre a função da árvore e o reconhecimento na prática, as crianças puderam ter interação com a natureza.
Uma delas foi a estudante do 4º ano, Brenda Belloto Araújo, 9 anos. Em visita ao horto pela primeira vez, ela conta que achou interessante o trabalho desenvolvido, e que sempre foi uma “guardiã” da natureza. “Uma vez eu vi uma pessoa cortando uma árvore e saí correndo para brigar com ela. Não gosto de ver maus-tratos com as árvores”, conta. Além disso, Brenda enfatiza que prefere estar em contato com as plantas, e longe da tecnologia. “Faço isso sempre que consigo”, conta.
Assim como Brenda, o colega de classe, Igor Pereira, 9 anos, relata que dentro de casa o cuidado com o meio ambiente já é uma questão de família. À reportagem, ele diz que faz sua parte e não joga lixo na rua. “A gente sempre conversa sobre isso, eu e meus pais. Já vi algumas pessoas desrespeitando a natureza e acho isso muito feio”, comenta.
A coordenadora do Projeto Talento Olímpico, Flávia Palma, lembra que esse já é o terceiro ano de parceria e ações. Junto com o Cidadescola, 1.150 crianças são atendidas, no qual recebem atividades como esta. “A visita promove essa consciência a elas, aprendendo a importância de cuidar do meio ambiente”, afirma.
“As crianças, muitas vezes, não têm contato com vegetações mais fechadas, por isso, quando vêm aqui, ficam deslumbradas e acabam se interessando”
André Gonçalves Vieira,
coordenador de política ambiental da Semea
Plantio
Também na tarde de ontem, 33 alunos do 4º ano do Sesi Furquim botaram a mão na massa, ou melhor, na terra, e fizeram parte do plantio de mudas ornamentais, na Praça Miquelina Sabino Filitto, no Parque Furquim. Ao todo, foram plantadas 30 árvores, em uma ação que também integra o cronograma da Semana da Árvore. A atividade teve o apoio da Semea.