Com muitos anos de histórias contadas, um dos cartunistas mais famosos do Brasil foi homenageado durante a 5ª edição do Selibi (Semana do Livro e da Biblioteca), realizada em todas as unidades do Sesi (Serviço Social da Indústria) do Estado de São Paulo. Mauricio de Sousa se tornou tema de 1,7 mil trabalhos produzidos por estudantes e duas alunas do oeste paulista foram destaques em suas produções: Narayane Pereira Alves, de Presidente Prudente, ficou em 2º lugar na categoria “Ilustração” e Alana Haberler Cestaro, de Regente Feijó, que conquistou 1º lugar na categoria “História em Quadrinho”. Como premiação, as representantes conheceram o cartunista durante a “5ª Mostra Literária Cultural”, em São Bernardo do Campo (SP), no último dia 27.
Segundo o bibliotecário Fabio Souza, que é responsável pela Selibi de Regente Feijó e também acompanhou Alana durante a solenidade com o escritor, além da aluna em destaque, todos os outros estudantes também apresentaram suas obras que incluíram linguagens como poemas, narrativas, danças, música, oralidade, vídeo digital de curta-metragem, entre outros. Posteriormente, foram selecionados os melhores de cada categoria, que tiveram seus trabalhos enviados para a unidade sede, responsável por selecionar os melhores de todo o Estado.
“É muito bacana ver o trabalho de um dos nossos alunos se tornando referência de todas as unidades de Sesi do Estado. É uma conquista não só para Regente, mas também para toda a região que foi representada pela dedicação desta aluna. A experiência de conhecer um escritor de total referência no Brasil foi incrível até para mim, então, imagine para ela, que conquistou tal feito por meio de seu próprio trabalho”, comenta Fábio.
Para Alana, não poderia ser diferente. A estudante definiu a experiência como “inexplicável” e contou que não esperava alcançar a primeira colocação. Em sua ilustração, a aluna do 6º ano trouxe as personagens Magali e Mônica, da “Turma da Mônica”, trazendo uma conversa entre as duas sobre o Selibi.
“Foi muito legal ver que consegui ganhar, pois eu sabia que várias escolas iriam participar. Fiquei muito feliz com a notícia, principalmente por conhecer o Mauricio de Sousa. Sempre li os gibis que ele faz e gosto muito destas duas personagens”, conta a campeã.
Foto: Cedida, Aluna conta que conhecer Mauricio de Sousa foi a “melhor experiência da vida”
Reconhecimento
A bibliotecária Susana de Camargo Silva, responsável pela ação na unidade de Prudente, contou que ela e a estudante Narayane assistiram a uma peça produzida pelo cartunista durante a solenidade de premiação e, logo depois, subiram para receber a medalha da aluna, reconhecida como segunda melhor história em quadrinhos.
“É gratificante ver estes jovens se dedicando e alcançando suas próprias conquistas. Eu me sinto responsável por incentivar a leitura para estas crianças e ver a paixão que eles desenvolvem é realmente uma grande conquista para todos nós”, ressalta.
A aluna do 7º ano explicou que, em sua ilustração, o colorido prevaleceu, sem esquecer, é claro, de trazer a Magali, a Mônica, o Cebolinha e o Cascão, além de detalhes que contextualizam os personagens, como a melancia.
“O desenho foi surgindo através das ideias e lembranças que eu tenho quando leio os quadrinhos do Mauricio de Sousa e, aos poucos, fui fazendo a ilustração. Estou muito feliz e isto me incentivou a continuar sempre desenhando. Foi a melhor experiência da minha vida”, conta a estudante.
Foto: Cedida, Narayane Pereira Alves, de PP, foi a 2ª melhor na ilustração de todo o estado de São Paulo
Maurício de Sousa
Conforme o site oficial da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa é um cartunista e empresário brasileiro, responsável pela criação da "Turma da Mônica", e vários outros personagens de história em quadrinhos, além de membro da Academia Paulista de Letras e o mais premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.
Em 1959, quando ainda trabalhava como repórter policial, criou seu primeiro personagem - o cãozinho "Bidu". A partir de uma série de tiras em quadrinhos com "Bidu e Franjinha", publicadas semanalmente no jornal “Folha da Manhã”, Mauricio de Sousa iniciou sua carreira.
Nos anos seguintes criou diversos personagens - "Cebolinha", "Piteco", "Chico Bento", "Penadinho", "Horácio", "Raposão", "Astronauta", entre outro e, em 1970, lançou a revista da "Mônica", com tiragem de 200 mil exemplares. De lá para cá, seus trabalhos conquistam leitores e chegam a cerca de 50 países. O autor já contou com cerca 1 bilhão de revistas publicadas, entre quadrinhos que se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CDs, livros tridimensionais e livros em braile.
Foto: Cedida, Com a conquista, a ilustradora prudentina conta que não quer mais parar de desenhar