Alegria, envolvimento e muita disposição é a tônica de mais de 1 mil voluntários que se doam em um dos eventos gastronômicos mais tradicionais de Presidente Prudente: a Festa das Nações, realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Eventos IBC, desde a sexta-feira, marcando sua 21ª edição. Quem não foi ainda pode aproveitar o almoço de encerramento, neste domingo, a partir das 10h, para saborear um ou mais dos diversos pratos que compõem o cardápio de 11 países, como o yakissoba, carro-chefe da japonesa; seguida da árabe, com carneiro, arroz marroquino, pão sírio, coalhada, esfiha e quibe; na alemã, o famoso joelho de porco, e muito mais!
Conforme Celso Marques Caldeira, coordenador geral da festa, a marca de mais de 30 mil pessoas nos três dias pode ser superada. “A primeira noite superou a do ano passado. Cerca de 10 mil pessoas devem ter passado por aqui. Ainda dá tempo de vir nos prestigiar. Tragam a família, chamem os amigos para essa grande confraternização. Além das barracas típicas dos países, o público tem ainda à disposição doces, café, bebidas e artesanato”, expõe o coordenador.
O cartorário Silvio Marques Jianelli, 60 anos, é um dos coordenadores da barraca japonesa, a campeã em vendas. “Além da qualidade e preço bom, é uma comida deliciosa. O yakissoba mesmo é apreciado até pelas crianças. O faturamento da nossa barraca é sempre muito bom, mas o que esperamos é que mais que gostar do nosso cardápio, as pessoas vejam nossa alegria em servir a Deus, que é o nosso patrão. Nossa festa é um congraçamento da comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Carmo”, destaca o coordenador, que agradece a parceria da equipe de Milton Miyazaki, na preparação do sashimi.
Doação
Há 11 anos, o advogado Júlio Cyro dos Santos de Faria, 48 anos, trabalha na festa. Segundo ele, além de poder ajudar outras pessoas, o estar em comunidade é uma das motivações para estar sempre presente.
Voluntários da barraca italiana, Fernando de Oliveira Romero, 32 anos e a namorada, a comissária de voo, Josiane Batista da Silva, foram saborear o churrasquinho grego, que só de olhar dá água na boca. “Toda a verba arrecadada é revertida para trabalhos assistenciais e de evangelização da nossa paróquia, o que de certa forma nos coloca em evangelização aqui”, salientou Fernando.
Membros da paróquia, o analista de Sistemas, Antonio Rotta Filho, 51 anos e a esposa, Silvana Rotta, dentista, foram almoçar na festa, ontem.