Domingo, dia de leitura contemplativa na mídia impressa e de predominância do esporte como entretenimento na eletrônica. Oportuno para reminiscências aqui no Plantão, com foco esportivo em outubro de 1980 e 1992, respectivamente há 39 e 27 anos.
JAIS EM PRUDENTE
Nas duas ocasiões, os JAIs (Jogos Abertos do Interior), a maior competição poliesportiva da América Latina, foram em Prudente. Ambas nas gestões do prefeito Paulo Constantino, eleito pela Arena (1977-1981) e pelo PTB (1989-1992).
MARCO DOS JOGOS
A edição de 1980 foi um marco dos Jogos, AP e DP – antes de Prudente e depois de Prudente. O cronista esportivo com vivências internacionais Juarez Soares comparou à solenidade de abertura com os Jogos Olímpicos, até então.
CULTURA AO VIVO
A abertura dos 45º Jogos Abertos do Interior em 1980 feita no estádio do Parque São Jorge (hoje Parque Shopping Prudente), transmitida ao vivo pela TV Cultura. Um espetáculo de gente, movimentos e cores.
INVESTIMENTO ALTO
Constantino investiu em praças esportivas, tais como o Centro Olímpico do Parque do Povo, com piscina e tanque de saltos ornamentais; piso sintético na pista de atletismo; as construções de quadras cobertas no Parque de Uso Múltiplo e Estádio Prudentão.
JOGOS ESTUDANTIS
Nos capítulos escritos com letras de ouro do esporte em Prudente também estão os JEBs (Jogos Estudantis Brasileiros) sediados na cidade em 1991. Competição do Ministério do Esporte, realizada de 1976 a 2004.
LEGADO DOS JOGOS
Além das praças esportivas construídas e reformadas, os Jogos deixaram como legado a formação de atletas aproveitados por equipes competitivas de alto nível, disputando campeonatos de elite de São Paulo e do Brasil, além de incursões internacionais.
GANHOU TUDO
Por exemplo, no basquete feminino, Prudente foi campeã nas diferentes competições paulistas e brasileiras, disputou certames internacionais e foi vice-campeã mundial em Taipei, na China, disputando a final com a seleção dos Estados Unidos.
GRANDE IMPACTO
As realizações esportivas de grande impacto social e econômico ocorreram com parcerias público-privadas; em um tempo que esse termo sequer era usado. Também foram buscados patrocínios de peso, como o das Aveias Quaker e da Adidas.
AUTARQUIA E CLUBES
Grandes feitos da história mais recente do desporto prudentino foram de 1978 a 1998, período de existência da Amepp (Autarquia Municipal de Esportes) que manteve várias parcerias, entre as quais: Prudentina, Tênis Clube e Associação Mathilde Zacharias.
OS ANTÔNIOS
Dos 30 anos de existência da Amepp ficam as lembranças de excelentes gestores do setor público, entre os quais estão Antônio de Figueiredo Feitosa, Antônio Macca (1936-2007), José Antônio Gazabin dos Santos e Fortunado D´Antônio Ronchi.
OUTROS NOMES
Dentre os parceiros pelos clubes ou empresas, a memória do Plantão registra os de Aloysio Dias Campos, Antônio Martinho Fernandes “Nico”, José Jair da Costa e Demetrio Augusto Zacharias.