Alerta aos banhistas

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 12/05/2021
Horário 03:39

Algumas pessoas costumam procurar, principalmente nos fins de semana e feriados, locais para passar horas agradáveis, como rios e balneários. Mas nesta época é preciso muito cuidado, pois alguns animais peçonhentos podem surgir de repente e estragar o lazer do pessoal que busca esses recantos. Dias atrás um grupo de pessoas que estava no Balneário Laranja Doce foi surpreendido por uma cascavel, cobra venenosa, cuja picada pode levar a óbito. E esse animal perigoso saiu das águas, deslizou pela grama calmamente assustando as pessoas que estavam no local, e felizmente foi visto em tempo sem provocar nenhum acidente, mas tirou o sossego da galera que a partir daí já não ficou mais à vontade. O mesmo pode acontecer às margens dos rios, frequentados por banhistas em nossa região.

ESCORPIÃO NA PISTA
O escorpião também é um perigo constante para a população, principalmente porque em Indiana temos centenas de terrenos tomados pelos matagais. São terrenos sem casas, normalmente abandonados pelos proprietários, onde esses animais vivem e procriam, e invadem as residências, ameaçando a integridade dos moradores e animais domésticos. Nesta semana tivemos uma situação fora da cidade na pista onde muitos fazem caminhadas até o trevo de Indiana. Um escorpião picou uma cachorra pincher, que acompanhava sua dona, e por ser um animal de pequeno porte, o veneno pode ser fatal, tendo sido necessário encaminhar o animal de estimação a uma clínica veterinária em Presidente Prudente.

VACINAÇÃO CONTRA COVID
Em Martinópolis, a vacinação contra Covid-19 prossegue e, segundo o boletim liberado pela Secretaria de Saúde, já foram vacinadas 8.162 pessoas. Profissionais da saúde, educação e idosos já receberam a 1ª dose, 5.290 imunizados. A segunda dose atingiu a marca de 2.872 pessoas. Esses números são atualizados até segunda feira, dia 10 de maio. Nesta semana poderemos ter mais pessoas vacinadas com a chegada de novo lote de vacinas.

BALANÇO DA COVID-19
Martinópolis já registrou 4.562 casos entre notificados e suspeitos, sendo que 3.104 foram testados negativos e 1.415 positivos. Ainda aguardam resultados 43 pessoas. Dos casos positivos foram recuperados 1.298. Foram registradas 62 mortes causadas pela Covid-19. O município mantém um plantão orientando as pessoas quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação.

FAÇA BONITO
Uma bela campanha está sendo desenvolvida em Martinópolis incentivando as pessoas a participar. É a Campanha Faça Bonito, com envolvimento do Conselho Tutelar e demais autoridades, enaltecendo o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

MADRUGADAS AGITADAS
Moradores de Indiana têm enfrentado madrugadas agitadas e barulhentas pelos cães abandonados que vivem nas ruas, e o problema não é falta de ração, porque muitos colocam alimentos nas calçadas, para amenizar a fome desses animais. O problema maior são os hormônios aflorando, provocados pelo cio das fêmeas, também abandonadas. E aí as ruas viram campos de batalha canina, e não são poucos, já contamos mais de 30 cães enlouquecidos lutando por uma fêmea. Ninguém consegue dormir, e a balbúrdia prossegue na madrugada toda. Os maiores dominam, são sempre os vencedores, matando se for preciso. Os de pequeno porte apanham muito, mas não desistem e parece que as fêmeas adoram, sentem-se orgulhosas, afinal, os machos se digladiam por elas. Há muito que a população pede uma providência para sanar o problema dos cães abandonados.

A VELHA POLÍTICA
O antigo modelo político, prática dos velhos coronéis, ainda continua vivo no Brasil. O exemplo vem de Alagoas, município de Junqueiro, onde o prefeito Carlos Augusto (MDB) anunciou há três semanas da eleição de 2020, a chegada de um trator e uma escavadeira. Derrotado, devolveu o equipamento à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) antes que seu sucessor assumisse. Esse é o nosso Brasil.

CAMINHOS ALTERNATIVOS
O pedágio entre Indiana e Martinópolis está quase pronto, inclusive as placas com os valores a serem pagos pelos motoristas, embora ainda não tenham sido colocadas, por enquanto, mas já fomos informados que as tarifas deverão estar descritas nas próximas horas. Alguns já fazem piadas, sugerindo que a direção do pedágio promova pelo menos um mês de "amostra grátis", ou seja, sem custo aos motoristas. O interessante é que já é intenso o movimento de veículos na estrada de terra, antigo caminho dos tropeiros, que liga as duas cidades. A estrada é boa, mas tem o inconveniente de ter muita poeira, e esta semana ouvi um motorista dizer "nóis lava o carro todo dia, mais pagá pedájo nóis num paguemo de jeito maneira [sic]".

EM TEMPO
Seja sempre um pouco mais gentil do que o necessário.

Publicidade

Veja também