Como o colunismo político permite conjecturas, o Plantão registra o que ouviu de experiente político, com histórico de ter sido eleito mais de meia dúzia de vezes em diferentes cargos: a eleição local poderá não terminar no dia 6 de outubro.
PRECISA PROVAS
Expressão dos meios políticos que indica judicialização. O que significa que, possivelmente, o 2º mais votado em Prudente irá à Justiça Eleitoral com argüição e provas (pois tem que provar) algum ato ilícito praticado pelo 1º mais votado.
POR EVIDÊNCIAS
É lógico que são somente conjecturas, mas longe de ser um exercício de adivinhação. Até por conta de que o político em questão leva em consideração evidências de momento para entender ser algo possível, além de mera suposição.
MAIS 1 INAPTO
No Portal da Justiça Eleitoral aparece o 9º candidato inapto dentre 213 que se predispuseram a disputar o cargo de vereador em Prudente. O caso mais recente é do Paulinho Construtor (PDT), do partido do candidato a prefeito Nilton Miranda.
ALGUNS CRITÉRIOS
A questão de inaptidão, entre outros critérios, inclui a desistência da candidatura. Não é como a inelegibilidade que leva em conta especialmente critério de restrição de direito político. Ainda assim a condição de inelegível é um impedimento temporário.
EM RECUPERAÇÃO
Dentre os inaptos em Prudente está Anelise Alves (PT) que, conforme diz, precisou cancelar sua candidatura por recomendações médicas, por estar em período de recuperação de cirurgia pela qual passou recentemente.
LIMPA-BUEIROS
Embora do ponto de vista formal um fato não tenha a ver com o outro, pesquisa científica valida a pretensão da vereadora Professora Joana D´arc (União Brasil) de que Prudente tenha um caminhão limpa-bueiros.
ÁGUA PARADA
Em mestrado na Unesp, o estudo da supervisora do Departamento de Vigilância Epidemiológica em Prudente, Elaine Bertacco, constatou que bueiros com água parada são ambientes de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
DANIFICADOS OU SUJOS
O acúmulo de água ocorre em bueiros danificados ou sujos. Dispositivo de canalização de água fluvial: são 12 mil; dos quais o levantamento de dados incluiu mais de 5,4 mil, sendo que 18% estavam com água parada, 9% com larvas ou pupas e 91% sujos.
RANKING INDESEJÁVEL
No ano passado, Prudente figurou no desonroso 2º lugar entre cidades brasileiras com maior número de casos de dengue: 36,1 mil notificações e 24 mortes. Londrina, no Paraná, ficou em 1º. Problema cuja responsabilidade é de todos os moradores das cidades.
UMA PARTE DE CADA
Os focos têm sido encontrados mais nos quintais do que nos espaços públicos, mas cuidar dos bueiros é uma necessidade que cabe ao poder público municipal. Porém, não isenta os moradores, especialmente os que varrem a sujeira para os bueiros.
TECNOLOGIA INOVADORA
A vereadora tem se empenhado na tecnologia inovadora de caminhão limpa-bueiros, através de hidrojateamento e sucção. Equipamento de R$ 2 milhões e que foi conhecer em Paranavaí, no Paraná. Recursos que espera obter junto a algum deputado.