Considerada de “nível internacional”, a Pista de Atletismo e de Aquecimento “Mário Covas” da FCT Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) cuja reforma foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira, em Presidente Prudente, preparará atletas para provas de velocidade e também para outras práticas, como saltos, arremessos e lançamentos, já que são vários espaços devidamente preparados para comportar diversas modalidades.
Com 400 metros oficiais, a pista oval conta com seis raias, enquanto a reta principal possui oito, que pode receber qualquer tipo de corrida: rasa, revezamento, com barreiras e com obstáculos, detalha a Recoma, empresa responsável pela execução da obra, que custou, no total, R$ 6.122.528,77. O espaço ainda possui uma reta adjacente à pista, costumeiramente utilizada para que os atletas possam treinar largada.
Além das provas de velocidade, também há um espaço dedicado e trabalhado para a prática do salto com vara, salto triplo, salto em distância, arremessos de martelo e disco e lançamento de dardo. Tendo como prioridade a segurança dos usuários, a pista de atletismo conta com mantas moldadas in loco cobertas com revestimento de borracha EPDM de alto desempenho e absorção de impacto - tecnologia de padrão internacional em pista de atletismo.
“Estamos inaugurando uma pista de nível internacional e nos orgulhamos de sermos a única empresa com equipamentos especializados e maquinários capazes de oferecer todas as tecnologias e metodologias construtivas necessárias para o desenvolvimento de uma pista deste porte”, declara o presidente da Recoma, Sergio Schildt, através da Assessoria de Imprensa da empresa.
Homenagens
Autoridades, atletas e membros da comunidade acadêmica compareceram ao evento de inauguração da pista. Homenagens foram feitas a ex-atletas e atletas brasileiros, docentes e servidores do Departamento de Educação Física e aos servidores municipais que lidaram com a reforma. Medalhista de ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Maurren Maggi participou da entrega como embaixadora da Recoma. “Isso é maravilhoso. Os atletas, inclusive aqueles que estão iniciando, que frequentam a Unesp, vão poder usufruir da pista, e isso é um espetáculo. A gente quase não tem isso no Brasil inteiro, uma pista de uma faculdade que possa ser usada por campeões olímpicos e demais esportistas e, mais importante ainda, porque estamos muito próximos de uma olimpíada e os atletas já estão conseguindo treinar nela já faz um tempo”, exalta a atleta.
Fotos: @britophotographer/Ágape Marketing
Homenagens foram feitas a ex-atletas e atletas brasileiros, docentes e servidores
Medalhista nos Jogos Olímpicos de Pequim, Maurren Maggi participou da entrega