Na manhã de hoje, o prefeito Ed Thomas (PSB) e o vice-prefeito Izaque Silva descerraram a placa em homenagem à memória do professor Estevão Paley, o “Guardião do Parque”, em uma alameda no Parque do Povo. Professor Paley plantou e cuidou de mais de 400 árvores no principal cartão-postal de Presidente Prudente. Segundo o chefe do Executivo, a homenagem também se estende a todos que zelam e cuidam do patrimônio público.
Conforme noticiou este diário, a ideia da homenagem partiu da atual secretária de Educação, professora Joana D'arc Patrício do Nascimento, em conversa com prefeito, com o objetivo de enaltecer o feito do professor Paley, que durante dez anos após sua aposentadoria no magistério, passou todas as manhãs cuidando das árvores no Parque do Povo, como ele dizia “mais replantando, do que plantando”, repondo as mudas destruídas pelos vândalos.
Hoje, durante o descerramento da placa, Joana D'arc pontuou o trabalho feito pelo professor. “Quantas vezes eu via ele com um galãzinho de água molhando as árvores. Os vândalos quebravam e ele não desistia”, enfatizou.
O prefeito Ed Thomas também reforçou a importância do trabalho feito por Estevão Paley. “A nossa frase é ‘Cidade de Presidente Prudente somos todos nós’. A gente achava que isso seria para agora, mas o professor Paley já fazia isso lá atrás. Ele fazia a parte dele. Não do eu, mas, sim, do nós, do somos”, enfatizou. “Solidariamente ele cuidava da gente”, acrescentou.