Agosto inicia com a Semana Mundial de Aleitamento Materno, mês conhecido como Agosto Dourado. A cor escolhida simboliza o padrão ouro de qualidade deste alimento e a data designada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) visa conscientizar sobre a sua importância. Momentos únicos de mães e filhos foram eternizados pela fotógrafa Dayane Trigo e pela consultora materno infantil Sarah Sumaia. Juntas elas realizam a exposição fotográfica “Amamentar sem Tabu”, no Prudenshopping. O lançamento ocorreu ontem, com um grande “mamaço”, com várias mulheres amamentando ao mesmo tempo.
Conforme as idealizadoras, o objetivo é acolher, incentivar e normalizar a amamentação. “Acredito que a informação é o recurso mais poderoso que uma mãe precisa para conseguir realizar seus desejos”, ressalta Sarah, que é enfermeira e consultora de amamentação. Elas reforçam ainda que a amamentação vai além do vínculo entre mãe e filho, pois de acordo com a OMS (Organização Mundial da saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
No entanto, no Brasil, somente 41% das crianças têm alimentação exclusiva com leite materno até os 180 dias de vida. “A OMS e o Ministério da Saúde recomendam que a alimentação seja feita exclusivamente com leite materno até os seis meses, mas aqui a realidade é outra”, pontua Sarah. No dia do lançamento da exposição, ela conta que também terá a presença de profissionais do Banco de Leite orientando as lactantes sobre como elas podem participar da doação de leite materno.
Serviço
A exposição fotográfica “Amamentar sem Tabu” estará disponível para visitação no Prudenshopping, até dia 21 de agosto.