Um ALI (agente local de inovação) faz a diferença na jornada das micro e pequenas empresas. Com isso, o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está com inscrições abertas para selecionar novos bolsistas de inovação.
Na região, estão sendo oferecidas 120 oportunidades para início imediato e cadastro reserva nas modalidades Produtividade e Rural. As bolsas variam de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil e as inscrições podem ser feitas pelo link contato.sebraesp.com.br/ali.
O agente local de inovação é um profissional selecionado e capacitado pelo Sebrae com a missão de impulsionar a inovação nos pequenos negócios. Eles atuam como verdadeiros catalisadores de mudanças, identificando necessidades específicas e buscando soluções sob medida.
Para quem trabalhou na área, a experiência foi de extrema importância, como é o caso da Débora Zanoni do Prado, que atuou como ALI de fevereiro de 2019 a julho de 2020. Atualmente, Débora continua na área de inovação, mas trabalhando com startups científicas.
“A experiência foi muito rica. Tive a oportunidade de atender diversos segmentos de empresas, desde um salão de beleza até uma oficina mecânica, bem como empresas de diferentes portes. O que mais me encantou no processo foi o contato com as pessoas. O empreendedor brasileiro é um vencedor e ter contato com essas vivências e histórias foi muito importante para moldar a minha carreira”, afirmou Débora.
Foto: Cedida - Como ALI, Débora atendeu diversos segmentos de empresas
Josimara Fátima Pedroso Soares trabalha com ALI Rural. Iniciou em 2022 como bolsista do Sebrae e vem concluindo ciclos. Este é o seu quarto ciclo como ALI Rural Sebrae e, em cada um, trabalhou com 15 produtores rurais durante oito meses.
Segundo Josimara, nos três primeiros ciclos atuou especificamente em assentamentos do Pontal do Paranapanema (Mirante do Paranapanema) e de Presidente Bernardes. Neste último (quarto ciclo), está trabalhando com produtores rurais de Álvares Machado, Narandiba e Indiana. “Minha experiência junto aos empreendedores do agro é a mais positiva e satisfatória, pois, através do programa, consegui desenvolver conexões, compreender os desafios, propósitos e as dores de cada produtor em sua peculiaridade empresarial e, assim, aplicar ações, ferramentas, melhorias, projetos e inovações, a fim de impactar os melhores resultados nas propriedades”.
Josimara conta que atua em sete eixos específicos, como novos produtos, redução de custos, marketing e vendas, processos produtivos, controles gerenciais, sustentabilidade e modernização. Ela ressalta que através do programa é possível criar uma conexão com os parceiros e produtores rurais, em cada cadeia produtiva, para alavancar estes resultados e propósitos do programa junto aos produtores.
“O programa é uma prestação de serviço que só tem a contribuir com a expansão e o desenvolvimento do negócio rural. Por meio de ferramentas, fazemos o produtor entender que ele é um empresário rural e que a sua propriedade é uma empresa. Ter esta visão já conceitua e muda muitas atitudes do produtor”.
A bolsa da Josimara do último ciclo como ALI encerra em março de 2025 e ela confessa que vai deixar saudades. “Nesta nossa trajetória, descobrimos tantas qualidades nestas empresas e nestes empresários rurais que, muitas vezes, nem eles sabiam do tamanho do seu potencial”.
Foto: Cedida - Josimara trabalha diretamente com produtores rurais
São dois editais abertos: o ALI Produtividade, voltado para pequenos negócios urbanos, e o ALI Rural, que acompanha produções e empreendimentos rurais. Para o ALI Produtividade, são 60 vagas destinadas ao oeste paulista. No Pontal do Paranapanema, que abrange municípios como Presidente Epitácio, Rosana, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio, há três vagas imediatas e 12 para reserva de cadastro.
Na região da Alta Sorocabana, que inclui cidades como Prudente, Pirapozinho e Regente Feijó, são cinco vagas imediatas e 20 para reserva de cadastro. Na Nova Alta Paulista, abrangendo cidades como Adamantina, Dracena e Osvaldo Cruz, há quatro vagas para início imediato e 16 para cadastro reserva.
Para o ALI Rural, também são 60 vagas para o oeste paulista. No Pontal do Paranapanema, Sorocabana e Nova Alta Paulista, há quatro vagas imediatas e 16 para cadastro reserva de cada sub-região.
Os candidatos devem ter graduação completa em áreas de gestão, engenharias, dados, agronegócios, agrária e outras áreas correlacionadas. Para alguns cargos, como orientadores acadêmicos, é exigido a pós-graduação stricto sensu. As inscrições para o ALI Produtividade vão até 7 de janeiro, e para o ALI Rural, até 24 de janeiro de 2025.