Agente de Flórida Paulista sofre agressão

A unidade de Flórida Paulista tem capacidade para 844 detentos, mas atualmente abriga 1.815 presos.

REGIÃO - Bruno Saia

Data 07/08/2014
Horário 08:32
 

Um ASP (agente de segurança penitenciária) teria sido agredido na segunda-feira, na Penitenciária de Flórida Paulista. A informação é do Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo).

De acordo com os sindicalistas, a agressão ocorreu por volta das 16h, quando dois presos discutiam enquanto o zelador realizava a tranca no raio cinco da unidade. Subitamente, um dos detentos teria corrido em direção ao funcionário e lhe desferiu um chute. No momento em que o golpe acertou a perna do agente, os outros detentos seguraram o agressor para que o ASP saísse de dentro da cela.

Ainda segundo o sindicato, após a agressão, 31 presos foram transferidos para a Penitenciária 1 de Presidente Venceslau e entre eles estaria o agressor. A unidade de Flórida Paulista tem capacidade para 844 detentos, mas atualmente abriga 1.815 presos.

 

Briga no ônibus

Na última sexta-feira, três detentos da Penitenciária de Montalvão tiveram um desentendimento dentro do ônibus que os levava para a unidade, retornando do trabalho realizado fora da unidade. A ocorrência foi registrada na terça-feira, por um agente penitenciário que presenciou o fato.

Segundo ele informou aos policiais, dois detentos se uniram e passaram a agredir um terceiro, ocorrendo a briga entre os envolvidos. Ainda de acordo com o agente, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) foi informada do ocorrido e já teria adotado as medidas administrativas necessárias. Também teria sido solicitado o exame de corpo delito nos presos.

A reportagem de O Imparcial entrou em contato com a SAP questionando sobre a agressão ao agente e da briga entre os detentos, mas a secretaria não havia respondido até o encerramento desta edição.

 
Publicidade

Veja também