No fim de agosto, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) sinalizou a possibilidade de uma parceria com a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), a fim de disponibilizar a emissão de CTPSs (Carteiras de Trabalho e Previdência Social). Nesta semana, o órgão federal assinou um acordo de cooperação técnica com a empresa para iniciar o serviço. Inicialmente, o projeto-piloto ocorrerá em duas unidades do Estado de São Paulo: Presidente Prudente e São Bernardo do Campo. Os trabalhos devem ser iniciados no dia 19 de novembro.
A ideia, de acordo com o MTE, é descentralizar a emissão de carteiras de trabalho, e a escolha de ambas as cidades foi estrategicamente pensando no apoio técnico e nas estruturas existentes, de modo que pudesse comportar a prestação do serviço. A realização do procedimento ocorrerá por 60 dias. Uma vez que a avaliação seja positiva, o órgão poderá ampliar a ação para todo o país.
A reportagem procurou os Correios, mas a empresa expôs apenas que o MTE é quem presta informações de como vai proceder a realização do serviço. O ministério chegou a ser contatado, mas até o fechamento desta matéria não emitiu posicionamento. A previsão, de acordo com a “Agência Brasil”, é que cerca de 230 documentos sejam emitidos mensalmente pela agência prudentina.
SERVIÇO
Em Presidente Prudente, a agência localizada na Rua Ribeiro de Barros, 1.688, na Vila Ocidental, é a única que disponibilizará o serviço.