Neste sábado, é lembrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina, uma abertura na região do lábio e/ou palato (céu da boca) entre a quarta e a 12ª semana de gestação. A má-formação pode trazer comprometimento para a estética, dentição, audição e, principalmente, para a fala do paciente. Em Presidente Prudente, há uma entidade que presta serviços de apoio às famílias de pacientes com a condição: a Afipp (Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal e Deficiente Auditivo de Presidente Prudente e Região), que atua desde o ano de 2000 e atende, atualmente, cerca de 150 famílias de formas direta e indireta.
A entidade, que foi idealizada pela professora Cenira Mendonça Spares, já falecida, e da sensibilização e mobilização de pais, pacientes e profissionais liberais, presta serviços de saúde e assistência social, por meio de ações que possibilitam habilitação, reabilitação, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias.
Segundo a coordenadora técnica administrativa, Maria Inês de Souza, são ofertados atendimentos nas áreas de serviço social, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, odontologia e ortodontia, realizados por profissionais contratados, profissionais liberais e voluntários.
Para o suporte avançado (ambulatorial e cirúrgico), a Afipp direciona o atendimento para hospitais especializados em fissura labiopalatina e deficiência auditiva localizados no Estado de São Paulo.
Para Maria Inês, trata-se de um trabalho importante para garantir a oferta de atendimentos especializados para os que precisam, mas também a luta contra o capacitismo.
"As ações desenvolvidas são de grande relevância, uma vez que não temos serviços próximos para atender esta demanda e, aqui na Afipp, de acordo com a necessidade de cada caso, os pacientes recebem atendimento especializado, cabendo ressaltar que os procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais são realizados por meio do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, localizado na cidade de Bauru, a 300 km de Presidente Prudente", expõe.
A coordenadora completa que, para manter este trabalho em andamento, conta com eventos para angariar recursos, contribuições da comunidade local, subvenção municipal e repasse de verbas impositivas e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Serviço
A Afipp está localizada na Rua Pedro Grotto, nº 45, no Parque Residencial Jarina. A entidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é o 3223-5770.