Depois de realizada a audiência pública para a concessão dos aeroportos estaduais na terça-feira, reunião que teve a participação de 260 pessoas, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) divulgou novos detalhes do plano de modernização das unidades que serão repassadas para a iniciativa privada, sendo três delas na região: os aeroportos executivos de Dracena e Presidente Epitácio, e a unidade comercial de Presidente Prudente. O último deles, na maior cidade do oeste paulista, tem previsão de receber R$ 51,650 milhões ao longo de 30 anos, sendo o segundo dos 22 aeroportos com o maior investimento anunciado.
De acordo com a Artesp, somente nos três primeiros anos, o valor investido deve chegar aos R$ 22,570 milhões, sendo que o restante deverá ser investido do quarto ao trigésimo ano de concessão. O prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) lembra que o processo de privatização e ampliação do aeroporto resulta de um longo processo de articulação entre o município com o governo do Estado, incluindo apoio de diversas instituições.
“A Prefeitura, inclusive, promoveu a doação de um terreno de mais de 200 mil metros quadrados para ao Estado, visando à remodelação do complexo”. Com isso, para o prefeito, a ampliação e a modernização atrairão mais investimentos para Prudente e toda região. “E é isso que queremos”.
Os valores previstos para Presidente Prudente são motivados pela necessidade de ampliação do TPS (terminal de passageiros), mas a unidade deverá ainda receber nos três primeiros anos uma adequação da largura e inclinação da pista de pouso e decolagem e equipamentos de navegação aérea.
CONCESSÃO É SINÔNIMO
DE DESENVOLVIMENTO
Conforme o deputado estadual Ed Thomas (PSB), o aeroporto local sempre foi um dos mais importantes do Estado de São Paulo, de forma que os números sempre comprovaram que o espaço aéreo de Prudente tinha papel fundamental no desenvolvimento, o que pode melhorar com a concessão. “Com certeza, essa decisão trará mais desenvolvimento, acima de tudo, para o oeste paulista”.
Já o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), também representante regional, ressalta que a privatização, entre outros pontos importantes, trará novos investimentos para o oeste paulista. “Com o aumento dos voos regionais e o desenvolvimento dos nossos aeroportos podemos atrair novas empresas. Isso fortalecerá a nossa região, gerando mais ofertas de emprego e renda para a população”, destaca.
CRONOGRAMA DA CONCESSÃO
- Maio de 2020: Audiência pública (realizada terça) e término da consulta pública
- Agosto de 2020: Publicação do edital
- Dezembro de 2020: Leilão
Fonte: Artesp