O ex-secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, estará em Presidente Prudente nesta sexta-feira para participar de um evento sobre enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. O advogado, que é prudentino, foi exonerado do cargo no dia 4 de maio pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.
De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o ministro do governo Lula (PT) teria ficado contrariado por não ter sido informado de que uma reunião da Secretaria da Criança, ligada à sua pasta, foi acertada diretamente por Ariel com a assessoria da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Após a demissão, a regional de São Paulo do grupo Tortura Nunca Mais, do qual Ariel já foi presidente, emitiu uma nota criticando a decisão.
"Consideramos a exoneração realizada pelo ministro Silvio de Almeida, de forma intempestiva, uma atitude injusta com um secretário que vinha atuando com denodo e extrema dedicação junto ao ministério. A sua exoneração, certamente, empobrece a atuação nessa área sensível da criança, embora façamos votos de que o ministério possa continuar cumprindo seu papel na defesa desse segmento mais fragilizado da população", escreveu o grupo.
A entidade ainda destacou que, no pouco tempo de sua atuação, o ex-secretário contribuiu para mobilizar a sociedade em defesa das crianças yanomami e às vítimas da chuva no litoral paulista.
À Folhapress, a assessoria do ministério afirmou que a decisão ocorreu em razão de um necessário ajuste administrativo com base nos objetivos e estratégias alinhavados pelo gabinete ministerial, sem prejuízo do respeito à trajetória profissional do ex-secretário.
Ariel participa nesta sexta-feira da 2ª Conferência de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil, que traz como tema "Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes e seus desafios".
O evento é uma iniciativa da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Prudente e será realizado das 19h às 21h, na sede da entidade.