O advogado Ariel de Castro Alves, nascido em Presidente Prudente, foi designado para compor a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O profissional, que é membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente da Comissão de Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes da seção de São Paulo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), integrará o grupo técnico de Direitos Humanos.
A designação de Ariel ocorreu por meio da portaria nº 6, de 11 de novembro de 2022, assinada pelo vice-presidente eleito e coordenador do gabinete de transição, Geraldo Alckmin (PSB).
O advogado milita na defesa dos direitos humanos há mais de 25 anos, principalmente no âmbito da infância e juventude. Ele é especialista em políticas de direitos humanos e segurança pública pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
No ano passado, assumiu a presidência do grupo “Tortura nunca mais” de São Paulo, criado em 1976 para atuar na defesa dos direitos humanos do país.