Foi deflagrada na manhã de hoje uma operação conjunta que investiga os crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato e organização criminosa referentes à administração anterior da Prefeitura de Anhumas. Participaram das ações a Polícia Civil, MPE (Ministério Público Estadual) e TCE (Tribunal de Contas do Estado).
O nome da operação é “Tríade Anhumas”, que tem como alvos pessoas vinculadas à administração municipal anterior, cujo mandato terminou no dia 31 de dezembro.
Conforme a Polícia Civil, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Presidente Prudente.
A apuração é referente a inquéritos civis e ações civis públicas que apontaram aquisições fictícias de ingredientes para a merenda escolar, sequenciado pelos desvios de valores e contrafações de documentos - alterações irregulares, que foram utilizados nas respectivas prestações de contas.
A Polícia Civil cita como um dos exemplos a aquisição de 25 kg de linguiça, mas que na hora do fechamento a quantidade registrada pulou para 75 kg.
Agregado a isso, houve ainda aquisições irregulares de um jogo de pneus na capital paulista, que foram adimplidos em duplicidade, e pagamentos de despesas particulares pela Prefeitura de Anhumas, conforme informado pela Polícia Civil.
Diante das informações, representantes da Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Contas estiveram em cinco residências e em cinco unidades do setor público municipal.
Durante as buscas foram apreendidos documentos, dinheiro, computadores, notebooks, bens patrimoniais e outros desviados da municipalidade. Todos os materiais serão periciados e anexados ao inquérito policial.
A reportagem tenta contato com a Prefeitura para obter um posicionamento sobre as ações referentes à administração municipal anterior. Mas, a Polícia Civil já adiantou que o Executivo colabora com as investigações.
Foto: Andrews Markus Bratifisch/Cedida - Documentos apreendidos serão analisados