Adeus ao mestre

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 06/09/2024
Horário 04:12

Prudente está de luto oficial por três dias pela morte do ex-vereador Professor Flávio Alberto Cezário (1941-2024), ocorrida ontem no Hospital Nossa Senhora das Graças, com velório no Athia e sepultamento às 13h40 no Cemitério São João Batista.

DOIS DIAS DEPOIS
A morte ocorre dois dias após ter completado 83 anos de vida. Nasceu em 3 de setembro de 1914, em Avaré, na região administrativa de Sorocaba, filho do ferroviário Luiz Cezário e Argentina Mascoli Cezário. 

ANASTÁCIO E PRUDENTE
A família morou em Santo Anastácio, onde Flávio fez parte do ensino básico que foi completado em Prudente. Sua formação superior foi em Direito na Toledo, em Prudente; e Letras, em Jacarezinho, no Paraná. 

MENA E SARRION
Deu aulas na Escola Estadual Maria Ernestina Natividade Antunes, em Indiana e conhecida como Mena; e na Escola Estadual Monsenhor Sarrion, em Prudente. Foi professor mestre de várias gerações.

ABSOLUTA CORREÇÃO
Polivalente, foi locutor, cantor, jornalista e ambientalista. Tinha amplo domínio da língua portuguesa, sempre se expressando com absoluta correção. Além do que, era intelectual e gentleman (cavalheiro), no mais fino sentido do termo e da palavra. 

AMIGO FAMOSO
Na infância foi amigo do dramaturgo Walcyr Carrasco, em Bernardino de Campos, onde nasceu seu irmão caçula Sérgio Roberto Cesário. O outro irmão, Luiz Carlos Cesário, nasceu em São Paulo. Os dois com o sobrenome grafado com s.   

SEM A CARA METADE
Flávio Cezário foi casado com a professora Dorothy Lourdes de Souza Cezário (1943-2022), pais do advogado Marcelo Flávio Cezário. Desde que ela faleceu, em 21 de junho de 2022, aos 79 anos, Flávio adotou comportamento de reclusão em seu apartamento.  

GRANDE CANTOR
Na música, foi crooner na orquestra do maestro Leopoldo de Arruda Castro (1943-2012), em Tupã. O nome era Leopoldo e sua Orquestra. Possivelmente, bem antes da popularização de cover, Flávio era o Elvis Presley (1935-1977) perfeito.

GRANDE PAIXÃO
No dia que o cantor, músico a ator norte-americano morreu, em 16 de agosto de 1977, o professor Flávio Cezário encantou seus alunos da disciplina de Língua Portuguesa cantando à capela o melhor de Elvis Presley.

RÁDIOS E JORNAIS
Como locutor atuou nas rádios Comercial, Prudente (ZYR-84) e Difusora (PRI-5). Em jornais, atuou no Correio da Sorocabana e O Imparcial. Foi presidente da Associação Ecológica Regional. 

DOM DA ORATÓRIA
Como vereador teve atuação marcante, como defensor dos interesses coletivos, fiscalizador do Poder Executivo, autor de projetos e tribuno: termo bem adequado sobre alguém que tem o dom da oratória. 

METRÔ DE SUPERFÍCIE
Foram três legislaturas seguidas, de 1983 a 1996. Foi defensor da proposta da criação do metrô de superfície, no trajeto urbano da estrada de ferro. O prefeito Ed Thomas (MDB) decretou luto oficial de três dias pela morte de Flávio Alberto Cezário.

Publicidade

Veja também