Na última quarta-feira (15) teve início, em Adamantina, a Semana da Consciência Negra, que se estende até a próxima segunda-feira (20), com várias atividades em diferentes locais da cidade. Na programação vai ter exposições artísticas, shows musicais, apresentações teatrais, campeonatos de skate e discotecagem, além de palestras que vão falar sobre temas relevantes, com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre a importância da igualdade racial e da preservação da cultura afro-brasileira.
Na abertura, a Casa Afro de Adamantina recebeu a Escola de Samba Vila Alegrete, de Martinópolis. Segundo a organização, a cidade está envolvida em atividades culturais, celebrando a diversidade e promovendo eventos que destacam a relevância da Semana da Consciência Negra em Adamantina.
Estiveram presentes na abertura da Semana da Consciência Negra: Meire Cunha (coordenadora da Casa Afro); Maria de Lourdes Santos Gil, (vice-prefeita); Sergio Vanderlei (secretário de Cultura e Turismo de Adamantina); Gustavo Taniguchi (secretário de Gabinete); José Clodoaldo Cavacini (secretário de Cultura de Osvaldo Cruz); Suelen Rocha (mestre de capoeira); Valter Negrini (maestro da Bamad); e Sergio Alan (instrutor da Escola de Samba Unidos de Vila Alegrete de Martinópolis).