Acolher a todos sem preconceitos

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 07/07/2024
Horário 06:07

Deus nos ama incondicionalmente, e espera que aprendamos com o Filho dele nosso Senhor Jesus Cristo, amar a Deus e ao próximo, como a gente mesmo. Esse amor implica em nós uma resposta que oferecemos através de nossa convivência com o próximo. Um amor capaz de acolher a todos sem discriminação ou preconceito. O preconceito vem de uma opinião formulada de um grupo social, um pré-julgamento sem a devida reflexão ou exame crítico. Que influencia modos de pensar e agir, podendo determinar atos de intolerância religiosa, racial, social, econômica e cultural. Tudo pode começar com um comentário, uma antipatia, uma rejeição confidenciada, e a nossa opinião pessoal tão mutável terá sido lançada como um rótulo no outro. E o outro, na sua fraqueza, poderá acabar assumindo este rótulo durante toda a vida enquanto sua verdadeira imagem estará para sempre escondida no coração de Deus. Os fariseus, sempre fechados no pequeno mundo dos seus conceitos, classificavam as pessoas, tornava-as indignas de se relacionar com elas, por pior que fosse seu passado. Jesus num ato de amor dignifica essas pessoas desprezadas através do acolhimento. Ele conseguia compreender e valorizar o ser humano independentemente de seus erros, da sua história. Jesus não era a favor do pecado, mais demonstrava ao pecador a reparação do erro. Quebrava todos os paradigmas e preconceitos, demonstrando proximidade, interação de modo que as pessoas se sentiam incluídas e integradas na sociedade. 

MINI SERMÃO
O preconceito vem de um pré-julgamento, que fere as relações entre famílias, comunidades religiosas, irmãos, amigos, conhecidos e desconhecidos, e tudo pode começar com um único olhar de julgamento de nossa própria parte. Por estarmos fechados em nossas próprias ideias e falsa moral, consideramos certo ou errado o que nos convém. Esse julgamento influencia a todos. Jesus andava e fazia refeições com os pecadores, rejeitados e discriminados pela sociedade. Jesus demonstrava amor e acolhimento a todos que eram desprezados. Deus, em seu amor infinito por cada um de nós, nos convida a partilhar a alegria de sermos seus discípulos que por meio de atitudes concretas expressam no próximo a caridade da compreensão e acolhimento, sem preconceito e discriminação. 
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos Domingos 8h e 19h

MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão sobre o: "oferecer a mão para acolher o irmão, sem rótulos e preconceitos".

 O papa Francisco, ao comentar sobre o preconceito, diz que: Deus "não se envergonha de nós, não nos julga; ao contrário, Ele se aproxima para se deixar tocar e para nos tocar, e sempre nos levanta da morte", sem preconceito e nem discriminação. Jesus nos ama incondicionalmente e espera de nós a reciprocidade desse amor através de atitudes concretas com o nosso próximo; que se expressam por meio da caridade e do acolhimento. Assim olhemos para o coração de Deus, precisamos que a Igreja e a sociedade não excluam ninguém, que não tratem ninguém como 'impuro', para que todos, com as próprias histórias, sejam acolhidos e amados sem rótulos, sem preconceitos, sejam amados sem adjetivos. 

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão. 
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000

Publicidade

Veja também