Ações de combate a incêndios na região terão reforço de 17 novos brigadistas

Treinamento organizado pelo Senar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros prepara funcionários de usinas de açúcar e álcool com atividades teóricas e práticas

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 19/06/2024
Horário 10:52
Foto: Divulgação/ Defesa Civil
Atividades práticas são realizadas nesta quarta-feira, no Recinto de Exposição Jacob Tosello
Atividades práticas são realizadas nesta quarta-feira, no Recinto de Exposição Jacob Tosello

Dezessete novos brigadistas participam nesta quarta-feira da parte prática do Treinamento de Brigada de Incêndio em Cobertura Vegetal, organizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com o apoio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente e o 14º GB (Grupamento de Bombeiros). Diversas atividades são realizadas até às 16h, no Recinto de Exposição Jacob Tosello, em Prudente, a fim de preparar os participantes para atuar na linha de frente, entre eles, funcionários de usinas de açúcar e álcool, agentes da Defesa Civil, e integrantes do Corpo de Bombeiros de municípios do oeste paulista.
A base teórica, segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Prudente, Renato Gouvea, foi trabalhada nesta terça-feira, na sede do 1º Grupamento de Bombeiros do 14º GB, no Jardim São Sebastião. “Estamos enfrentando uma fase bem crítica em relação aos incêndios em vegetação, principalmente na zona rural, mas também com muitas ocorrências nas áreas urbanas de vários municípios da região, um saldo bem negativo para o meio ambiente e as atividades agrícolas, que ainda prejudica a saúde da população. “Por isso tamanha importância da formação desses novos brigadistas, que estarão em breve na linha de frente, reforçando o trabalho de combate aos incêndios”, ressalta Renato. 
Relata que, com a chegada do inverno, nesta sexta-feira, a expectativa é que a situação se agrave, já que a nova estação é caracterizada pelo período mais seco do oeste paulista, sendo comum longos períodos de estiagem. Como noticiado neste diário, nova atualização do Mapa de Risco de Incêndio pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil estadual apontou situação crítica para a região, na previsão para esta semana. O instrumento, que auxilia no monitoramento de queimadas em vegetação, destaca alta probabilidade de incêndios, principalmente nesta quarta e quinta-feira. 
 

Publicidade

Veja também