A Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) e o Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Presidente Prudente) promovem o lançamento da cartilha “Grandes Geradores de Resíduos: Guia para a destinação correta em Presidente Prudente”, nesta quinta-feira (14), na sede da Associação Comercial, às 8h30.
O evento marca a entrega do material ao público-alvo formado por empreendimentos que geram acima de 200 litros diários de resíduos. A publicação da cartilha é uma iniciativa da Acipp e Sinhores, que vêm atuando como facilitadores no processo de adequação das empresas à legislação, em Presidente Prudente.
Segundo o presidente do Sinhores, Rubens Afonso, a cartilha faz parte de um movimento liderado pela Associação Comercial e o Sinhores, para apoiar os empreendimentos que se enquadram como grandes geradores de lixo. Representantes da associação e do sindicato realizaram seis reuniões públicas com os grandes geradores de lixo, para debate e orientação sobre o tema, atuando como entidades facilitadoras nesse processo de adequação.
Ainda segundo Rubens, de acordo com o Decreto Municipal 35.282, de 2024 (que regulamenta a Lei Municipal 9875/2019), a partir de 1º de janeiro de 2025, todos os grandes geradores de lixo de Presidente Prudente terão a obrigação de cuidar da coleta e destinação final de seus resíduos. “A proposta é colaborar para que se adequem à lei municipal, segundo a qual eles devem se responsabilizar pela gestão dos próprios resíduos. Primeiramente, muitos desconheciam essa exigência legal, e começamos por informá-los. Então, muitos empresários se viram diante de uma nova responsabilidade, sem saber como proceder”.
De acordo com Rubens Afonso, a cartilha traz orientações simples e diretas sobre como se adequar a essa nova realidade, e a reunião de lançamento será mais uma oportunidade de informar e conscientizar sobre a Lei dos Grandes Geradores. Além da versão física, há uma versão digital que os interessados poderão baixar. Ela estará disponível nas redes sociais da Acipp. “A cartilha aborda desde quem são os grandes geradores e a legislação em questão, até caminhos e benefícios da adequação. A intenção é prestar auxílio aos empreendedores, para que se adequem à legislação, encontrando a melhor alternativa para cada tipo de empreendimento”, pontua Rubens.
O presidente da entidade afirma que a Acipp e o Sinhores “abraçaram a causa”, porque grande parte das empresas se enquadra nessa situação - desde pequenas quitandas a hipermercados, de bares a grandes hotéis, de lojas a shopping centers, além das indústrias. “Todos precisam se adequar até o final deste ano, sem exceção, pois não serão mais atendidos pelo poder público no que diz respeito à coleta e destinação do lixo”, pontua Rubens.
Foto: Reprodução
Publicação da cartilha é uma iniciativa da Acipp e Sinhores
Foto: Cedida
Rubens Afonso, presidente do Sinhores: “Todos precisam se adequar até o final deste ano”