Neste mês do Movimento Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre acidentes no trânsito, importante lembrar a população dos cuidados essenciais para evitar os sinistros e, principalmente, as consequentes mortes, pessoas feridas, bem como os danos materiais. Isso porque, embora a Polícia Militar atue de forma ostensiva na fiscalização, inclusive com policiamento voltado predominantemente para as questões atinentes às condutas e ocorrências de trânsito, com uma redução de 24% nos sinistros sem vítimas, em Presidente Prudente, os acidentes com vítimas e atropelamentos sofreram um aumento de 17%. Os dados são referentes aos quatro primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. As mortes decorrentes tiveram leve recuo, de 3 para 2 casos.
O 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) destaca que, nos casos de acidentes de trânsito sem vítimas, estes apresentaram redução de 24%, pois foram de 97 para 66, entre os períodos; enquanto os sinistros com vítimas e atropelamentos sofreram elevação de 17%, já que foram 346 registros em 2024, contra 295 casos de 2023. “É importante ressaltar que esses números representam exclusivamente os registros da área urbana, excetuando-se os relativos à área de competência do Policiamento Rodoviário”, explica.
Com o objetivo de garantir a segurança viária e preservar vidas, o órgão, por meio de sua Coordenadoria Operacional, promove ações de fiscalização, blitz educativas e campanhas de conscientização em parceria com outros órgãos, municipais e estaduais, visando à educação no trânsito e à mudança de comportamento dos condutores. “O comando do 18º BPM/I ressalta sobre a importância da colaboração da comunidade nesse esforço conjunto: a segurança no trânsito é responsabilidade de todos. A Polícia Militar está comprometida em proteger a vida e garantir a fluidez nas vias, mas é fundamental que os motoristas, pedestres e ciclistas também façam a sua parte”, frisa.
O órgão lembra que a população, ou seja, tanto motoristas quanto pedestres, pode contribuir denunciando infrações e comportamentos inadequados por meio do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), o telefone 190, ou diretamente aos policiais em patrulhamento. “A Polícia Militar reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos de Presidente Prudente, e dos demais 20 municípios que compõem a área do batalhão, que está sediada na região mais segura do Estado de São Paulo”, conclui.
Justamente como foco em medidas preventivas a serem tomadas no trânsito, durante todo o mês, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), desenvolveu uma vasta programação totalmente voltada à campanha Maio Amarelo 2024 – “Paz no trânsito começa por você”. As atividades envolvem equipes não somente da administração municipal, mas também de entidades e empresas parceiras, em ações de orientação, palestras, entrega de panfletos, blitz educativas, entre outras.